Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 18 de setembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
CULTURA

Na constelação da Bienal Internacional do Livro, brilha a "Galáxia da Tipografia", de Carlos Magno

12 Set 2024 - 09h34Por ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS

Até o dia 15 de setembro, São Paulo é a capital da literatura mundial com a vigésima sétima edição da Bienal Internacional do Livro. Com mais de 600 expositores em 75 mil metros quadrados no Distrito Anhembi, a feira é um universo de opções para todos os gostos, idades e estilos. Dentro desta grande constelação, uma das estrelas é a poesia, com uma diversidade de obras. “Galáxia da Tipografia”, do poeta sul-mato-grossense Carlos Magno Amarilha, marcou seu espaço.

Com lançamento nas dependências do estande da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), o escritor lançou seu livro impresso pela Gráfica Viena, na presença de um público seleto e apaixonado por arte e poesia. O poeta recepcionou o público na noite de segunda-feira (9), distribuindo atenção e declamando poesias de seu livro. Momentos de cumplicidade entre artista e público, um contato memorável celebrado em um ambiente intimista e fraterno.

Presidente da Abigraf, Julião Gaúna cumprimenta poeta pelo lançamento da obra, no estande da entidade e no espaço da Gráfica Viena

“A Galáxia de Gutemberg na Bienal de Internacional de Livros foi o reconhecimento de um trabalho de muitos anos. Gratidão à Gráfica Viena e a Abigraf por acreditar em nosso livro. A literatura permite voos saudáveis em uma viagem das maravilhas que os seres humanos herdaram de geração em geração. Bom demais. O livro liberta a alma com a literatura em ação”, comentou o escritor.

Acima, Carlos Magno com o cineasta Joel Pizzini. Abaixo, o escritor de MS com amigos e leitores paulistas, na Bienal Internacional do Livro

Conforme Carlos Magno, tudo na vida passa, como exércitos, poderes, guerras, modas, atitudes, entre outras coisas. “Somente a arte permanece. O livro passa de geração em geração, como uma das melhores invenções da humanidade. Viva a literatura, viva a invenção e criatividade que encantam todos nós, os amantes da arte. Por isso, a arte fica”, assinala. 

O premiado cineasta Joel Pizzini fez questão de participar do lançamento da obra em São Paulo, onde deixou o set de gravação para ir conferir a obra de Carlos Magno. “Vim trazer meu afeto e testemunho a uma pessoa que sempre valorizou a arte e os artistas e que agora está tendo mais um reconhecimento pelo seu trabalho, com o lançamento de sua obra aqui na Bienal Internacional do Livro”, destacou o cineasta.

Julião Gaúna, presidente da Associação da Indústria Gráfica (Abigraf) também destacou a obra e o mercado editorial, cumprimentando o poeta por sua trajetória também como gráfico em MS e São Paulo. “O livro gera conhecimento e evolução e a indústria gráfica tem o orgulho de imprimir cultura e educação para a eternidade”, enfatizou o empresário.

Na juventude, Carlos Magno morou em São Paulo e cultivou boas amizades, especialmente quando estudava na faculdade. Entre a legião de amigos paulistas, Nelson Peres e Silvana Maria Silva fizeram questão de estarem no estande para prestigiar o evento. “Estamos felizes e orgulhosos em poder compartilhar este momento com o Carlos Magno e sua obra, pois ele faz parte de nossa trajetória”, afirmaram.

Sobre a obra – Segundo o escritor e crítico literário, Luciano Serafim, que prefaciou o livro, A Galáxia da Tipografia “representa a literatura, a criação, a inspiração e a formatação de pertencimento dos seres humanos pelo livro”.

“Galáxia” é uma grande estrutura formada por vários corpos celestes. As galáxias são classificadas conforme o seu formato. A principal e mais conhecida galáxia é a Via Láctea, em que se encontra localizado o Sistema Solar e o planeta Terra. A formação das galáxias está atrelada ao processo de origem do Universo, ou seja, da vida, da sobrevivência, do trabalho, da família, da religião e da poesia.

“Tipografia” significa a “impressão dos tipos”, nome mais comum para ‘fontes de letras’. Todas as peças de design que possuem ‘textos’ utilizam a tipografia para definir em qual ‘formato e estilo’ as palavras irão aparecer. Além disso, a tipografia é a base da comunicação verbal. Por isso, é preciso bastante cautela na hora de trabalhar com o texto, que precisa ‘estar de acordo com a mensagem transmitida’ e com os demais elementos gráficos e precisa ser legível. A palavra tipografia é derivada do grego: typos = ‘forma’ e graphein = ‘escrita’. Ou seja, “tipografia” é a criação e a aplicação dos caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras.

Conforme a crítica especializada, o livro de poesias de Carlos Magno vai na contramão do consumo descartável, da moda passageira, do lixo industrial, da cultura alienante e da grande mídia centralizadora, mas principalmente contra as máquinas, especificamente a Inteligência Artificial (IA), que escrevem e publicam em tempo recorde seus livros, que se encontram às vendas. O poeta combate a desvalorização dos seres humanos e as constantes agressões a dignidade e a criatividade das pessoas. Por isso, o poeta expressa nesta obra o apego para a empatia, as reuniões, festas, encontros, brincadeiras, questões que são importantes para o mundo social, participativo, solidário e de princípios éticos humanos.

Sobre o autor – Carlos Magno Mieres Amarilha, poeta e historiador, filho do gráfico Adriano Apontes Amarilha e de dona Nélida Mieres Amarilha, com os seguintes livros de poesias publicados: ‘Poemático Demais’, 2001; ‘Bovinoletras’, 2008; ‘Alicerce Douradense’, 2010; ‘Uma Prosa Douradense’, 2012; ‘Poesia do Pantanal, Bicho, Areia e Cal’, 2014; ‘Asas Urbanas’, 2019; ‘O rosto da rua e as interpeles do caminho’, 2021; ‘Salada Cultural: Poesia em 360 graus’, 2023;

E com os seguintes livros de história: “História de Dourados: a gênese de sua fundação (1914-1943)”, publicado no ano de 2022; e o livro, “O poder e os intelectuais: história e identidade em Mato Grosso do Sul” (2022).

Organizador dos livros: “Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul”, (2008); “Mato Grosso do Sul: Poder, Memórias e Identidades”, (2010); “Vozes Guarany: histórias de vidas sul-mato-grossenses” de 2013; “Diálogos entre Dourados e Assunção – Brasil e Paraguai além da fronteira guarani” (2017); “Heróis do Chão da Escola” (2019); e  “A fundação da ACEN, educação contemporânea e histórias de vidas de professores de Naviraí” (2022).

Carlos Amarilha, começou a escrever desde os doze anos, com publicações em jornais, mimeógrafo, varal de poesias, jornais estudantis, tanto secundaristas, como universitários, igualmente em livros de coletâneas, em Mato Grosso do Sul e São Paulo. Foi editor da coluna Talendo, do Jornal Diário do Povo nos anos de 1995 e 1996. Tem livros premiados no estado de MS, GO e RS e teve seu livro ‘Bovinoletras’, indicado pelo segundo ano consecutivo no vestibular da UEMS nos anos de 2023 e 2024. Recebeu da Câmara Municipal de Dourados, em 2023, o prêmio escritor do ano (Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva).

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

QUEBRANDO SILENCIO
Adventistas de Fát. do Sul vão realizar passeata para conscientização do programa Quebrando Silêncio
UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Diploma universitário proporciona salários 57% maiores e empregabilidade, aponta pesquisa
Fotos: Giovana Montoso AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS lança inventário totalmente digital e com previsão de catalogar 1,1 milhão de itens
Foto: Manchete Popular NOVOS RUMOS
Governador Eduardo Riedel nomeia Sérgio Gonçalves como Secretário Adjunto de Educação
Fotos: Tatyane Santinoni CELULARES APREENDIDOS
Celulares apreendidos pela Polícia Penal se transformam em ferramentas de ensino em escola de MS

Mais Lidas

A Polícia Civil investiga as causas da morte - FOTO: REDES SOCIAISNOTÍCIA TRISTE
NOTÍCIA TRISTE: Corpo de jovem desaparecida há 9 dias é encontrado perto de usina em MS
Reprodução/Rede socialTRGÉDIA EM MS
TRAGÉDIA: Casal morre eletrocutado em cerca de arame em MS
CULTURAMA DE LUTO
Culturama se despede do Pioneiro Seu Bento Dias, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
PROCESSO SELETIVOPROCESSO SELETIVO EM MS
Processo Seletivo: Empresa de saneamento abre inscrições para Trainee com remuneração de R$ 6.750
Evento
Baile da Primavera 2024 no Floresta Clube de Campo, foi um verdadeiro sucesso em Fátima do Sul