Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 2 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Entretenimento

Na Colômbia, Expoartesanías exibe obras de artesãs de Mato Grosso do Sul

2 Dez 2024 - 08h09Por Lucas Castro

Entre os dias 4 e 17 de dezembro, Bogotá receberá a Expoartesanías 2024, um dos maiores eventos de artesanato da América Latina. O Brasil será o país de honra desta edição, com um pavilhão exclusivo que destacará a diversidade e a riqueza do artesanato brasileiro. Quatro artesãs de Mato Grosso do Sul terão suas peças expostas no evento, que promete atrair a atenção de visitantes de várias partes do mundo. Elas contam com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da FCMS (Fundação de Cultura) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Com um pavilhão de 285 metros quadrados, a participação brasileira reunirá peças únicas de mais de 75 artesãs, combinando tradição e inovação. Sob o tema "Um passeio pelo Brasil e suas regiões, tipologias e expressões", o espaço apresentará categorias como moda, cerâmica, joias e decoração. Além de valorizar o artesanato como expressão cultural, o evento visa fortalecer o impacto econômico da atividade, tanto no mercado interno quanto no internacional.

A iniciativa é promovida pela APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), em parceria com o PAB (Programa do Artesanato Brasileiro), que integra o núcleo gestor da ação. Ao todo, foram selecionadas 79 artesãs de diferentes regiões do país, que levarão 240 peças para exposição e comercialização. A curadoria é assinada por Roberta Borsoi.

A Expoartesanías é uma feira que busca preservar e promover o artesanato tradicional da América Latina. O evento reúne criações de artesãos que refletem a diversidade cultural e as tradições de suas regiões de origem, tornando-se uma vitrine para a riqueza artística do continente.

De Mato Grosso do Sul, as artesãs participantes são Ana Paula Polidório, da etnia Terena, de Miranda; Elizângela Morais da Silva, da etnia Kadwéu, de Porto Murtinho; Fabiane Avalhaes Marçal de Brito, de Campo Grande; e Ramona Coimbra Pereira, da etnia Ofaié, de Brasilândia.

Fabiane Avalhaes terá exposta sua peça Onça com filhote na boca, que foi selecionada para a feira. Ela celebra a oportunidade. “Para mim, é gratificante participar, porque sei que muitos se inscreveram, e ter uma peça minha escolhida é maravilhoso! Sou artesã há 27 anos, um legado deixado pela minha mãe. Hoje, colher os frutos desse trabalho e ter a chance de participar de uma feira internacional na Colômbia é motivo de grande alegria. Vivo da arte, e essa é uma oportunidade única para mim”.

Ramona Coimbra Pereira será representada com um jogo americano, um caminho de mesa e uma toalha de mesa. Embora não possa comparecer pessoalmente, ela destaca a importância da participação. “Para nós, do povo Ofaié, é uma imensa gratidão estar representados. Como vice-cacique e líder de um grupo de mulheres artesãs indígenas, fico feliz em ver nosso trabalho reconhecido. Espero que os organizadores representem bem nosso material, que é totalmente artesanal e único no mundo. É um orgulho enorme participar de uma feira internacional e mostrar nossa cultura ao mundo”.

Karina Lima, Comunicação Setesc

Fotos: divulgação

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Apostador preenchendo volante da Mega-Sena (Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil) SORTUDO DE MS
SORTUDO: Aposta de MS acerta cinco números e fatura R$ 120 mil na Mega-Sena
Foto de destaque: Bruno Rezende (arquivo) AGENDÃO FIM DE SEMANA
AGENDÃO: fim de semana em MS tem Som da Concha, RAP Brasil Festival, mostras e espetáculos culturais
Com recurso do FIC, Festival Brincaturas & Teatrices transforma arte em homenagem a grandes artistas
Som da Concha chega a Rio Verde no domingo com Sócios Band e Érika Espíndola
Estratégias de Resolução de Conflitos na Gestão de Projetos

Mais Lidas

Mato Grosso do Sul
Culturama de Luto: Escola Estadual Jonas Belarmino da Silva, família e amigos se despedem do Andrey
plantãoDeodápolis
Ciclista é atropelado por Ônibus na saída de Glória de Dourados para Deodápolis (Vídeo)
Reprodução / RCN67TEMPORAL
Temporal causa estragos em ruas e avenidas em cidade de MS
(Reprodução: News Informa)TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA nas estradas: Casal morre ao ser arremessado e ter moto arrastada por 100 metros
FOTO: DHIONE TITO / FÁTIMA NEWSFÁTIMA DO SUL - AO VIVO - HOMENAGEM
AO VIVO: Caminhada em homenagem ao Alessandro Gondim, por amigos e familiares em Fátima do Sul