Educação de MS se antecipa a desafios globais com políticas de valorização docente e fortalecimento da aprendizagem
Na manhã desta quarta-feira (23), a Unidade Universitária da UEMS em Campo Grande foi palco do evento 'PRA-Tutoria e PIDEM: Incentivo à Docência no Ensino Médio', que reuniu representantes das Instituições de Ensino Superior, profissionais da Rede Estadual de Ensino e autoridades da área educacional de Mato Grosso do Sul.
A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da FADEB (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica), em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação) e o CRIE-MS (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul).
A diretora-presidente da FADEB, Maria Cecília Amendola da Motta, reforçou o papel da articulação entre as instituições de ensino superior e a rede estadual como caminho para transformações significativas na educação básica.
"Esses projetos representam uma construção coletiva entre universidade e escola, entre teoria e prática. É por meio dessa colaboração que conseguimos impactar verdadeiramente a aprendizagem dos nossos alunos e fomentar o desejo pela carreira docente", pontuou.
Ela também destacou. "O PIDEM e o PRA-Tutoria são fundamentais porque atuam em duas frentes essenciais: o apoio pedagógico aos estudantes do Ensino Médio e o fortalecimento da formação de nossos futuros professores. Ao incentivar o protagonismo juvenil e o interesse pela docência, estamos investindo em um futuro mais justo, com educação de qualidade e professores mais preparados".
O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, ressaltou a importância de ações como o PIDEM e o PRA-Tutoria não apenas para a realidade local, mas como resposta a um desafio global.
"Estamos reafirmando um compromisso com o presente e o futuro da educação. O PRA-Tutoria e o PIDEM são estratégias que apostam no protagonismo dos nossos estudantes e no fortalecimento da formação docente, pilares essenciais para a melhoria da qualidade do ensino", afirmou.
Ele também chamou a atenção para uma preocupação crescente: a escassez de professores em todo o mundo. "A educação global vive hoje um cenário preocupante, com a redução no número de jovens interessados na carreira docente. Precisamos agir agora para garantir que, no futuro, tenhamos profissionais vocacionados e preparados nas salas de aula. Ao estimular desde cedo o interesse pela docência, Mato Grosso do Sul se posiciona de forma estratégica e responsável diante desse desafio", completou Hélio.
Entre os destaques da programação, duas assinaturas simbólicas selaram o comprometimento das instituições com os projetos: o Termo de Compromisso e Repactuação do Projeto PRA-Tutoria 2025, e o Termo de Compromisso do Projeto PIDEM, que incentiva a escolha pela docência no Ensino Médio.
Voltado a reitores, diretores escolares, professores e coordenadores pedagógicos, o evento reafirma o compromisso do Estado com políticas educacionais voltadas à equidade e à excelência na formação de estudantes e futuros educadores.
Presente no evento, o vice-governador Barbosinha destacou a importância dos dois novos programas educacionais lançados em parceria com a Secretaria de Educação. Em sua fala, ele ressaltou o papel dessas iniciativas no fortalecimento do ensino e no incentivo à formação de novos docentes:
“Acabamos de assinar, na UEMS, dois programas importantes com a Secretaria de Educação: o PIDEM, que incentiva alunos universitários a apoiarem estudantes do ensino médio, e o PRA-Tutoria, voltado à recomposição do aprendizado no Fundamental 2, com foco em português e matemática. Esses programas promovem a troca de experiências, melhoram o desempenho de alunos com dificuldades e despertam a vocação para a docência. Mato Grosso do Sul segue investindo na educação como o maior programa social de transformação”, finalizou.
Entenda os Projetos
O que é o PRA-Tutoria?
O Plano de Recomposição das Aprendizagens por Tutoria (PRA-Tutoria) é uma ação que visa apoiar a recuperação das aprendizagens em Matemática e Língua Portuguesa no Ensino Médio. A proposta é realizada por meio de tutoria e mentoria conduzidas por estudantes universitários, que atuam junto a alunos da Rede Estadual, oferecendo reforço e acompanhamento personalizado.
O que é o PIDEM?
O Projeto de Incentivo à Docência no Ensino Médio (PIDEM) tem como objetivo despertar o interesse de estudantes do Ensino Médio pela carreira docente. Através de vivências, mentorias e experiências práticas, os alunos são incentivados a considerar a profissão de professor como uma escolha de futuro, promovendo a valorização e o fortalecimento da identidade docente desde a escola básica.
Jackeline Oliveira, Comunicação SED
Foto de capa: João Garrigó
Internas: João Garrigó e Vangivaldo Miranda
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Carro fura bloqueio da polícia, na tentativa fuga suspeito foge pelo milharal em Vicentina-MS

Itens da cesta básica variam até 181% em supermercados de Campo Grande

Boletim Epidemiológico: MS registra 3.641 casos confirmados de dengue

MS inicia projeto piloto de Yogaterapia no SUS com destaque internacional

Rota do MS premiou empresas e empresários de Pedro Gomes, Coxim, Rio Verde e São Gabriel do Oeste
Mais Lidas

Prefeitura abre PROCESSO SELETIVO com 117 vagas e salário de até R$ 4,8 mil

Deodápolis se despede do Elessandro Pereira, Pax Oliveira informa o velório e sepultamento

Carro fura bloqueio da polícia, na tentativa fuga suspeito foge pelo milharal em Vicentina-MS

'Homem, este chão me pertence': ataque de onça a caseiro vira poesia e gera comoção
