Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 17 de abril de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Região

Mato Grosso do Sul inicia escutas públicas para atualização da Política Estadual de Cultura

9 Abr 2025 - 07h40Por nrodrigues

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) dá início nessa quarta-feira (9) às escutas públicas que irão subsidiar a proposta de atualização da Lei nº 5.060, de 20 de setembro de 2017, que institui o Sistema Estadual de Cultura. A primeira audiência será realizada a partir das 13h30 no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, em Campo Grande. Gestores Municipais e trabalhadores da cultura estão convidados para esta construção.

A iniciativa está prevista no Edital nº 012/2025, publicado pela FCMS, e tem como objetivo envolver gestores, fazedores de cultura e a sociedade civil no processo de revisão e aprimoramento das diretrizes da política cultural do Estado. A proposta contempla a realização de escutas públicas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, abrangendo os 79 municípios, com um município-sede responsável por representar cada microrregião.

De acordo com o diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, as escutas públicas são essenciais para garantir uma política cultural que dialogue com as realidades locais, “essa é uma construção coletiva. Estamos ouvindo quem faz cultura nos municípios, gestores e artistas, porque entendemos que só com a participação ativa da sociedade é possível construir uma política pública sólida, representativa e eficiente. O Sistema Estadual de Cultura precisa refletir a diversidade, os desafios e as potencialidades culturais de Mato Grosso do Sul”, afirma Mendes.

O Sistema Estadual de Cultura foi criado com o objetivo de promover o exercício pleno dos direitos culturais, por meio da articulação entre o poder público e a sociedade civil, contribuindo para o desenvolvimento humano, social e econômico do Estado. Entre os princípios que norteiam o sistema estão a descentralização, a participação social e a valorização da diversidade cultural.

As escutas públicas seguirão uma metodologia regionalizada. Cada audiência será sediada em uma cidade polo e contemplará os municípios do seu entorno. Estão previstas 10 reuniões em diferentes regiões do Estado, incluindo a Grande Dourados, Pantanal, Cone Sul, Bolsão, Norte, Sul Fronteira, Sudoeste, Leste (Vale do Ivinhema) e Central.

Durante os encontros, serão coletadas propostas e contribuições que servirão de base para a elaboração de uma nova versão da legislação, tornando o Sistema Estadual de Cultura mais conectado com as necessidades e especificidades dos territórios sul-mato-grossenses.

 

Comunicação Setesc

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Ajude
Família de Fátima do Sul faz apelo por vaga em hospital de Dourados para paciente em estado grave
Caminhoneiro morre após veículo tombar e cair em rio na BR-163
Defron recupera bens furtados de propriedades rurais de Dourados e Deodápolis
Douradense cai em golpe e perde quase R$ 60 mil
Baleado com 6 tiros questionou executor durante disparos: 'Por que está fazendo isso?'

Mais Lidas

SUPERAÇÃO
O milagre de Michael Schumacher: choro e o fim do estado de coma
Ajude
Família de Fátima do Sul faz apelo por vaga em hospital de Dourados para paciente em estado grave
PREFEITO DE VICENTINA - CLEBER DIASVICENTINA - DÍVIDA HONRADA
Prefeitura faz acordo com Sanesul e honra dívida herdada de água tratada de R$ 367 mil em Vicentina
Policial
Caminhoneiro morre após veículo tombar e cair em rio na BR-163
FOTOS: GUSTAVO SANTANA / ASSESSORIAVICENTINA - PÁSCOA - FOTOS
Confira algumas FOTOS da entrega de Ovos da Páscoa para crianças da REME em Vila Rica