Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 3 de fevereiro de 2025
GOVERNO FEVEREIRO 2025 DENGUE 02
Busca
Busca
AÇÕES DA SANESUL

Ligação da rede de esgoto antes da hora causa transtornos em cidades de Mato Grosso do Sul

3 Fev 2025 - 17h31Por Comunicação Sanesul

As obras de ampliação da rede de esgoto seguem em ritmo acelerado nos municípios atendidos pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul, levando infraestrutura e qualidade de vida aos moradores. No entanto, a pressa em se conectar ao sistema antes da conclusão total dos serviços tem gerado sérios problemas.

Alguns moradores estão realizando a conexão à rede de esgoto por conta própria, sem a devida autorização da Sanesul. Situações semelhantes ocorrem em Rio Brilhante, que integra a unidade regional de Dourados, e em Inocência, vinculada à regional de Paranaíba.

O investimento da empresa em Rio Brilhante é de R$ 3,9 milhões em obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, que inclui novas ligações domiciliares. 

Diante disso, a Sanesul faz um alerta para que a população aguarde o momento certo para fazer a ligação domiciliar, evitando complicações que podem comprometer o funcionamento do sistema.

De acordo com o gerente regional da Sanesul em Dourados, engenheiro Klinger Rodrigues Pires Junior, a interligação precoce da rede pode prejudicar a eficiência do esgotamento sanitário.

"Ocorre que o esgoto não tem para onde ir. Ele fica preso dentro da tubulação, porque não está ligado ao sistema, e aí extravasa", explica.

Segundo ele, é natural que muitos moradores estejam ansiosos para utilizar o serviço, mas a recomendação é aguardar a conclusão total das obras, uma vez que a conexão antecipada pode comprometer o escoamento adequado do esgoto, gerando transtornos tanto para o usuário quanto para a cidade.

A orientação da Sanesul é clara: a ligação domiciliar só deve ser realizada após o aviso oficial da empresa.

“Depois que os trabalhos são finalizados e a rede está em condições ideais de operação, comunicamos aos moradores sobre a necessidade de fazer a conexão de forma segura e adequada. Esse processo evita problemas como refluxo, entupimentos e danos estruturais no sistema de saneamento”, destaca Klinger.

Inocência

O gerente da unidade regional de Paranaíba, Leocir Teixeira Miranda, explica que, no bairro Jardim Alvorada, em Inocência, a MS Pantanal já concluiu a instalação da rede de esgoto, mas ainda falta a construção da Estação Elevatória.

Segundo ele, alguns moradores estão se conectando à rede sem autorização, o que tem causado transtornos. Como consequência, os Poços de Visita (PVs) estão extravasando, especialmente nas áreas mais baixas do bairro, gerando mau cheiro e desconforto para os moradores da região.

“Então , a gente queria pedir para a população que não faça a ligação sem autorização nossa, que isso pode gerar até multa e crime ambiental”,  adverte.

Além dos transtornos individuais, o descarte irregular de esgoto antes da conclusão da rede pode comprometer a infraestrutura da cidade e gerar impactos ambientais.

Para evitar problemas, a Sanesul reforça que o correto funcionamento do esgotamento sanitário depende da colaboração da população, respeitando as etapas do projeto.

A recomendação é que os moradores aguardem a liberação oficial da empresa para realizar a ligação. Dessa forma, o serviço poderá ser utilizado com segurança e eficiência, garantindo os benefícios do saneamento básico sem riscos ou contratempos.

Comunicação Sanesul

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Caminhão perde o freio e causa acidente envolvendo dois carros na BR-163
COLHEITA - Foto de capa e interna 1: Álvaro Rezende/Secom AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS lidera projeções como o estado brasileiro com maior previsão de crescimento do PIB em 2025
DEODÁPOLIS - ACIDENTE
Caminhonete capota após colisão com carro casal fica ferido em acidente em Deodápolis
Karina pediu medida protetiva no dia anterior à tentativa de feminicídio em Caarapó
Mato Grosso do Sul marcará presença no Animal Health Expo Fórum 2025, em São Paulo

Mais Lidas

Região
Tragédia em Caarapó: Aline Rodrigues não sobrevive a ataque violento
Plantão
Agora: Ciclista se joga embaixo de carreta e morre em acidente
FOTOS: BCN NOTÍCIAS TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Médico renomado morre em trágico acidente e causa grande comoção nas redes sociais
Plantão
Tragédia em Caarapó: Homem atira em ex-mulher, ateia fogo em loja e comete suicídio
CRIME - FOTO: CAMPO GRANDE NEWSCRIME
CRIME: Jovem de 22 anos é executado em tabacaria com 30 tiros de pistola 9 mm