Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 2 de janeiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Saúde

Jovem que perdeu pulmão se arrepende do uso de 'pod' e tenta recomeçar vida: 'está congregando'

Ele perdeu parte do pulmão devido a uma pneumonia grave e um derrame pleural causados pelo uso de cigarro eletrônico

6 Nov 2024 - 08h29Por Felipe Dias / Top Mídia News

Três meses depois, o jovem Paulo Henrique, de 22 anos, que perdeu parte do pulmão, tenta recomeçar a vida após finalizar tratamento. Ele perdeu parte do pulmão devido a uma pneumonia grave e um derrame pleural causados pelo uso de cigarro eletrônico.

Segundo a mãe de Paulo, Débora Sampaio, o filho, atualmente, está bem melhor, mas vive uma vida completamente diferente. Ela conta que Paulo ainda enfrenta sequelas da doença, que persistirão por toda a vida.

Devido às complicações, o jovem deverá acompanhar a situação médica por toda a vida. "Ele não pode pegar peso, não pode correr, ficou com uma série de limitação no dia a dia. Quando puder trabalhar, só poderá em serviço leve", afirma Débora.

Dois meses após alta, agora, o jovem tenta recomeçar a vida. Conforme a mãe, o filho se arrepende muito do uso de cigarros eletrônicos e mudou o estilo de vida. "Ele se arrepende muito, mas agora ele está tranquilo. Ele está congregando na Igreja Batista Imperial e está até tocando bateria", conta.

A mudança de vida veio após Paulo quase morrer devido ao uso de cigarros eletrônicos. Antes da doença, ele vivia uma vida normal. As complicações começaram a surgir após apenas quatro meses de uso do narguilé e do 'pod', um dos vários tipos de cigarros eletrônicos disponíveis no mercado. 

O jovem começou a apresentar sintomas como tosse intensa, ignorados de início. A preocupação veio só quando, durante uma crise de tosse, também veio sangue. Foi quando ele buscou ajuda médica.

Os exames mostraram um quadro de pneumonia bacteriana severa e um derrame pleural. Os médicos identificaram que um de seus pulmões estava com três buracos, enquanto o outro havia necrosado. 

O jovem passou por três cirurgias para remover o tecido necrosado. Débora conta o impacto devastador do diagnóstico. "Parte do pulmão do meu filho esfarelou na mão da médica. Agora ele tem só um dos pulmões funcionando, mas comprometido. O direito ficou só um pedacinho".

Paulo ficou semanas internado no Hospital Regional de Campo Grande, em tratamento. No dia 11 de agosto ele recebeu alta, porém, continuou o tratamento em casa. Na época, ele precisava voltar semanalmente ao hospital para acompanhamento. Ele também sentia fortes dores.

Dois meses após alta, atualmente ele está bem melhor, segundo a família, mas ainda enfrenta limitações. "Meu filho amava cantar, e de repente não conseguia mais. Faltava ar. O vape causou um estrago, e poderia ser muito pior", diz Débora.

Débora, que precisou pedir demissão para cuidar do filho, também teve a vida afetada. Na época, devido às dificuldades financeiras, a família precisou criar uma vaquinha para conseguir se manter.

Hoje, ela conta que finalmente pôde voltar a trabalhar. "Eu comecei a trabalhar agora. Quando eu receber, vou mandar um dinheirinho para ele, para ajudar, porque ele ainda não pode trabalhar. Só em alguma coisa levinha".

Uso de 'vape' explode entre jovens e acende alerta

Casos graves como o de Paulo não são isolados. A rápida popularização dos cigarros eletrônicos no Brasil preocupa médicos e autoridades de saúde, que alertam para os perigos ocultos nesses dispositivos.

Ao contrário da promessa de serem alternativas "mais saudáveis" ao cigarro, os vapes contêm concentrações elevadas de nicotina — até 57 vezes mais do que um cigarro comum. Além disso, metais como ferro e níquel, assim como outros produtos tóxicos, têm sido identificados nos líquidos utilizados, e estudos mostram que essas substâncias podem ser altamente cancerígenas.

Segundo Vera Borges, pneumologista do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a rapidez com que os usuários de vape adoecem assusta. "Pessoas jovens com cinco anos de uso contínuo podem desenvolver DPOC [doença pulmonar obstrutiva crônica], uma doença extremamente limitante. Em um fumante comum, essa doença pode aparecer depois de trinta anos de uso", afirma.

A epidemia do uso de vape entre os jovens acendeu o alerta em órgãos de saúde. No Brasil, a comercialização de cigarros eletrônicos é proibida desde 2009. No entanto, a presença de influenciadores digitais que promovem o uso em redes sociais impulsiona a sua disseminação, tornando-os um item popular entre adolescentes e jovens adultos.

Dados do Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia) revelam que um em cada quatro jovens entre 18 e 24 anos utilizou 'vape' em 2023, e que cerca de 12% dos usuários são atraídos pela “moda”.

A proposta de regulamentar o uso dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) tramita no Senado, mas enfrenta resistência. Oitenta entidades médicas, incluindo a Anvisa e o Ministério da Saúde, são contrárias à medida, argumentando que a liberação tornaria mais difícil o controle e combate dos riscos associados.

Até o momento, faltam mapeamentos abrangentes do Ministério da Saúde para medir o impacto dos vapes, o que dificulta a criação de políticas eficazes de enfrentamento.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica AÇÕES DO GOVERNO DE MS
SES amplia acesso à cirurgia bariátrica em MS com triagem criteriosa e novas referências
AFOGAMENTO
Criança morre afogada em bebedouro para cavalos em Caarapó
(Reprodução: Leitor Midiamax e Redes Sociais) TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Casal morre em acidente envolvendo 03 carros horas antes da virada do ano
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued DPVAT 2025
Lula sanciona lei que revoga retorno do DPVAT em 2025
FOTO: REDES SOCIAIS CORRENTE DE ORAÇÃO
Familiares e amigos fazem corrente de oração para jovem espancado em MS

Mais Lidas

(Reprodução: Leitor Midiamax e Redes Sociais)TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Casal morre em acidente envolvendo 03 carros horas antes da virada do ano
Ermeson ROMPE acordo político garante vitória de Ronaldo do Lanche em disputa acirrada pela presidência da Câmara de Fátima do Sul. (FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA)FÁTIMA DO SUL - NOVO PRESIDENTE
Ermeson rompe acordo e Ronaldo do Lanche vai presidir Câmara de Fátima do Sul
FOTOS: DHIONE TITO / JORNAL FÁTIMA NEWSFÁTIMA DO SUL - GANHADORES
Confira quem foram os GANHADORES dos prêmios do Aniversário de 23 anos do Mercado Julifran
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - DINHEIRO EM CAIXA
Ilda Machado encerra mandato com dinheiro depositado para obras em andamento e R$ 6 milhões em caixa
Plantão
Van do grupo Zíngaro se envolve em acidente em trecho de rodovia em obras a caminho de Jateí