A aquisição de equipamentos visa aprimorar a infraestrutura das salas de vacina, garantindo melhor conservação e controle das doses
Manter a conservação adequada de vacinas é um dos desafios da saúde pública, e Mato Grosso do Sul dá um passo importante para fortalecer sua rede de imunização. Com a aquisição de kits para salas de vacina em todo o estado, a infraestrutura desses espaços será aprimorada, garantindo maior segurança no armazenamento e no registro das doses aplicadas.
A compra dos equipamentos será realizada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) com recursos provenientes de uma emenda parlamentar da senadora Soraya Thronicke. O investimento totaliza R$ 9.380.681,00 (nove milhões, trezentos e oitenta mil, seiscentos e oitenta e um reais). Após a aquisição, os equipamentos serão entregues aos 79 municípios sul-mato-grossenses, beneficiando um total de 439 salas de vacina.
Cada unidade receberá um conjunto composto por refrigerador para conservação de imunobiológicos (capacidade de 300 litros, temperatura de 2º a 8ºC), computador desktop, nobreak e ar-condicionado tipo split. A distribuição será feita em duas etapas: na primeira fase, 197 salas de vacina serão contempladas, e, na segunda, mais 242 unidades receberão os equipamentos.
O gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, afirma que o investimento fortalece a rede de imunização do estado e demonstra o compromisso da SES com a ampliação do acesso a vacinas e com a saúde pública como um todo.
“A estruturação das salas de vacina é um passo fundamental para garantir a qualidade do serviço prestado à população. Com a aquisição desses novos equipamentos, estamos reforçando a segurança no armazenamento e na conservação dos imunizantes, assegurando que cheguem à população em perfeitas condições. Além disso, a informatização dos atendimentos permitirá um controle mais eficiente da aplicação das doses, beneficiando diretamente os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirma.
O objetivo é estruturar os postos de vacinação em diversas regiões do estado, assegurando condições adequadas para armazenamento e manuseio das vacinas, além de melhorar a informatização dos atendimentos. A iniciativa reforça a importância de investir na estruturação das salas de vacina, garantindo não apenas a preservação dos imunizantes, mas também a qualidade do serviço prestado à população.
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Bruno Rezende/Secom
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Faça uma avaliação GRÁTIS de déficit de vitaminas e minerais do seu corpo nesta terça na FarmaVida

Depois de vencer um câncer, professora enfrenta o 'globo da morte' em Jateí, veja o VÍDEO

Fátima do Sul se despede da Sandra Regina, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento

Por Vicentina, autoridades buscam recursos com deputado para fortalecimento da agricultura e saúde

Detran por Elas terá ações nas 11 regionais e canal de acolhimento e denúncia para mais de 500 servi
Mais Lidas

Fátima do Sul se despede da Sandra Regina, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento

Confira os 11 ganhadores dos R$ 15 mil reais dos 23 anos do Jorge Mercado em Fátima do Sul

Médico morre após passar mal em sua residência

Joana Yoshida Bezerra coloca Fátima do Sul no topo em concurso nacional de desenho e redação
