Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 4 de abril de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Governo de Mato Grosso do Sul institui 'Programa MS Sem Racismo'

4 Abr 2025 - 18h00Por Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania

A partir de hoje a população do Estado conta com um programa permanente e intersetorial que, de forma contínua e integrada, vem promover ações de combate ao racismo estrutural e institucional, garantindo a efetivação dos direitos das populações negras, indígenas, povos e comunidades de terreiro e de matrizes africanas e outros grupos étnico-raciais historicamente discriminados.

Com a instituição do Programa MS Sem Racismo, publicado nesta sexta-feira (4), em Diário Oficial, o Governo do Estado reafirma o compromisso da gestão com o enfrentamento ao racismo e com a implementação de diretrizes e ações do plano de governo em articulação com as políticas de cidadania e com as garantias de direitos nas mais diversas áreas do governo estadual.

Programa também inclui ações de combate ao racismo contra povos e comunidades de terreiro e de matrizes africanas. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

Sob gestão da Secretaria de Estado da Cidadania, a finalidade do MS Sem Racismo é prevenir, enfrentar e erradicar todas as formas de racismo, discriminação racial, xenofobia e de intolerância correlata, promovendo a igualdade de direitos e de oportunidades para todas as populações étnico-raciais, além de propor, fomentar, articular e mediar ações voltadas à promoção da igualdade racial e ao respeito à diversidade étnico-racial, por meio de políticas públicas e de estratégias intersetoriais de sensibilização da sociedade sul- mato-grossense.

Para a subsecretária de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, pasta ligada à Secretaria da Cidadania, Vânia Lúcia Baptista Duarte, o decreto é um marco por retratar uma luta histórica.

Para subsecretária de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, programa é um marco para a luta da população. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

“O Programa MS Sem Racismo vem fortalecer e concentrar todas as ações que são realizadas no Estado. Nós já fazemos muitas atividades sim, só que elas não estavam, até então, evidenciadas num programa, numa política. O MS Sem Racismo é muito importante, porque não somos nós, enquanto pessoas, mas é o Estado de Mato Grosso do Sul se colocando no enfrentamento contra o racismo”, completa Vânia.

21 dias de ativismo

No mês de março, o Estado de Mato Grosso do Sul uniu forças contra a discriminação racial e religiosa com a campanha 21 dias de ativismo, realizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, pasta ligada à SEC (Secretaria de Estado da Cidadania).

A data é uma homenagem às vítimas do “Massacre de Shaperville”, ocorrido no dia 21 de março de 1960, quando foram assassinados 69 jovens e outras centenas ficaram feridas. Desde então, a ONU considera a data como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. 

Durante as agendas do mês, a SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) foi palco para uma grande discussão acerca das políticas públicas para promoção da igualdade racial em Mato Grosso do Sul.

Mês de março tem calendário de ações pelos 21 dias de ativismo. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

A abertura contou com louvores a Exu, Ogum e Oxóssi, figuras ligadas às religiões de terreiro e matrizes africanas. “Exu é o dono do caminho, o movimento, a palavra, a articulação, o trabalho e a prosperidade. Diferente do que se coloca ao mundo como se fôssemos profanos. Me perguntam se a gente acredita em Deus, e sim a gente acredita, só rezamos de uma outra forma”, explica Bàbà Pedro Gaeta, presidente do Cedine/MS (Conselho Estadual dos Direitos do Negro), e quem esteve à frente das saudações. 

O encontro reuniu autoridades, membros do Cedine e representantes dos movimentos sociais. “Estamos trazendo todos vocês para discutir e nos direcionar como que, enquanto Governo de MS, podemos trabalhar as políticas públicas para as pessoas silenciadas seja nos quilombos, nas comunidades indígenas, nos terreiros e nas religiões de matrizes africanas, nós queremos construir junto com você um Estado que seja, de fato, inclusivo e que não seja apenas uma retórica”, finalizou a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza.

Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
Fotos: Matheus Carvalho/SEC

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS entregas obras e anuncia o tão sonhado contorno viário de Amambai
Fotos: Saul Schramm/Secom AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Coronel Sapucaia ganha novas obras para qualificar educação e melhorar infraestrutura urbana
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Na Expogrande, Governador anuncia parceria para 'campo mais seguro' e destaca avanços no agronegócio
A agenda da semana na ALEMS conta com a realização de reuniões e sessões plenárias - Foto: Wagner Guimarães AÇÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MS
Destaque da semana é estande inédito da ALEMS na 85º Expogrande
DETRAN/MS - Fotos: Rachid Waqued AÇÕES DO DETRAN/MS
Detran-MS aprova 80% dos processos de primeira habilitação da pandemia e entrega 173 mil CNHs

Mais Lidas

Equipes da Polícia Científica e funerária no local do achado de cadáver. (Foto: Reprodução/Fonteira Agora)Região
Casal de adolescentes desaparecidos é encontrado morto em área rural
Região
Grave colisão entre ônibus e caminhonete em Jateí deixa muitos feridos, veja os vídeos e fotos
Plantão
Capotamento de ônibus em Jateí mobiliza equipes de resgate na noite desta quinta-feira
LUTO DEODÁPOLIS
Morte da querida Geise deixa tristeza e comoção em Deodápolis
Whatsapp / Fátima News Plantão
Grave acidente na MS-478 em Jateí deixa 15 feridos, incluindo vítimas em estado grave