Doce Recanto do Brasil. Este é o título de uma publicação que está sendo entregue pelo prefeito de Jateí Eraldo Jorge Leite. A publicação faz uma apanhado histórico e contemporâneo sobre as seis décadas de independência do município, contextualizando passado e presente.
O editor Elias Ferreira (jornalista), Eduardo Pereira (chefe de gabinete), prefeito Eraldo e Telma Barboza Gandine (Sec. Administração) – Foto: Eduarda Días
A edição envolveu um trabalho de pesquisa e também contou com o apoio do Projeto Memória, lançado em 2020 por Eraldo para começar uma verdadeira missão de resgate histórico de Jateí, por meio de imagens antigas e valorização das famílias e lideranças pioneiras da região.
A dissertação foi feita de forma jornalística, relatando a saga de pioneiros, o trabalho e as dificuldades do passado e o empenho de uma população em consolidar Jateí como sua terra prometida no interior do Brasil. A publicação cita desde a ocupação do território no final da década de 1.940 até os dias atuais, com a consolidação de sua economia através da diversificação das atividades produtivas.
O fim dos carreadores (caminhos estreitos no campo) com a abertura de vias rurais que se tornaram “artérias do escoamento”, a substituição das pinguelas (travessias improvisadas sobre rios e córregos) por pontes de concreto e a pavimentação de todas as ruas de terra da zona urbana também fazem parte da comparação entre passado e presente.
A publicação aborda também os aspectos políticos e administrativos ao longo dos anos, citando a homenagem em vida para os prefeitos que governaram o município, bem como a familiares de seus fundadores. Impresso em formato e papel especial, Jateí – Doce Recanto do Brasil, foi elaborado para servir como um breve resumo dos 60 anos do município.
Ao entregar exemplares para personagens que fazem parte direta ou indiretamente da história, Eraldo Jorge Leite dedica a obra e agradece pela contribuição e apoio durante os anos da construção de um lugar cada vez melhor de se viver.
O prefeito, que está encerrando seu quinto mandato como gestor do município, entrega a publicação como mais uma obra, a qual também faz uma abordagem sobre os 20 anos de Eraldo como administrador do município, o que significa que um terço da existência de Jateí foi vivida sob seu comando.
Resgatando a trajetória de lutas e conquistas de Jateí, Eraldo Jorge Leite está encerrando mais um ciclo como prefeito entregando imagens e escritos da história do lugar que amou, cuidou e ajudou a edificar.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar