Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 1 de novembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Economia

Com pesca proibida há 5 anos, peixe dourado será pesquisado em rios de MS

Imasul vai financiar estudo, que deverá ter universidades, Embrapa e pesquisadores do Bioparque envolvidos

31 Out 2024 - 12h54Por Cassia Modena - CAMPO GRANDE NEWS

A pesca do peixe dourado está proibida há mais de cinco anos em Mato Grosso do Sul, por lei sancionada pelo governo estadual para protegê-lo. Perto da medida completar o sexto ano, uma pesquisa sobre a presença da espécie nos rios do Estado começa a ser organizada.

Por enquanto, não há dados científicos que comprovem possível escassez do dourado e justifique a proibição. A ideia é o estudo responder a isso, mostrando como o animal de água doce se distribui nos rios da Bacias Hidrográficas do Paraguai e do Paraná. 

A pesquisa será financiada pelo Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão do governo, e realizada em parceria com pesquisadores do Bioparque Pantanal, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade da Grande Dourados) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Pode haver, também, colaboração da UEM (Universidade Estadual de Maringá). 

Fachada da sede do Imasul, que fica em Campo Grande

Em nota enviada hoje (31), o instituto afirmou que "os resultados do estudo serão fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias de manejo sustentável, visando a conservação da biodiversidade e o equilíbrio das atividades pesqueiras na região". 

O Imasul informou ainda que espera assinar termo de parceria com as universidades e a Embrapa para o estudo começar, mas sem adiantar quanto ele irá custar e qual a previsão de início.

A pesca do dourado está proibida até 31 de março de 2025, mas o impedimento poderá ser prorrogado até que a pesquisa termine.

Dados - Pesquisador envolvido e professor da UEMS, Yzel Rondon Súarez detalha que serão pesquisados "diferentes aspectos da abundância e status do dourado" nos rios das duas Bacias. 

Ele diz que alguns pesquisadores poderão incluir dados já reunidos durante projetos independentes ou financiados com recursos de outras fontes.

O professor destaca que, naturalmente, o dourado não é uma das espécies mais abundantes no rio. "Isso é esperado por ser característico de peixes predadores, como é o caso da espécie", explica. 

Polêmica - A decisão de proibir a pesca foi polêmica no Estado e ela continua em pauta. Discussão na Assembleia Legislativa sobre a prorrogação este ano, neste ano, voltou a questionar a ausência de estudos. 

Em julho, o Imasul chegou a lançar um edital para contratar uma pesquisa sobre o peixe, mas apenas nos rios de Corumbá. A contratada teria o repasse de R$ 110 mil. A seleção não foi adiante. 

"Muitos pescadores reclamam do fato de pescarem a espécie e terem que soltar. Afirmam que tem muito dourado nos rios e que isso afeta a pesca, pois diminuiria a abundância de outras espécies de interesse comercial", diz Yzel. "Mas agora vamos buscar dados", complementa.

O professor defende que a presença do dourado seja pesquisada em outras bacias e em outros estados, para ter uma visão integral. 

"A espécie não é considerada ameaçada no Brasil, mas em algumas regiões. Pelo crescimento do número de reservatórios, podemos ter redução de suas populações. Como espécie de piracema, o dourado precisa passar uma fase da vida na planície e sobe o planalto para se reproduzir. Por isso, a conexão entre planície e planalto é fundamental [para a análise]", finaliza. 

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

FUNTRAB - João Prestes, Comunicação Semadesc EMPREGOS EM MS
MS registra 1.912 novos empregos formais em setembro; saldo do ano supera 26 mil
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS da QUINTA FILÉ e os SORTEIOS vigentes do Mercado Julifran em Fátima do Sul
CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS CONCURSOS E SELEÇÕES
Com salários de até R$ 32 mil, concursos públicos e processos seletivos estão com inscrições abertas
Fotos: Divulgação/MSGÁS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado firma parcerias e ônibus movido 100% a GNV começa a ser testado em MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS da SEMANA que vão até sábado no Mercado Julifran em Fátima do Sul

Mais Lidas

TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Identificado vítimas do trágico acidente na BR-376 resulta na morte de mulher e deixou filha ferida
plantãoPOLICIAL
Colisão entre moto Biz do Paraguai e um Corolla deixa vítima próximo a Glória de Dourados
ACIDENTE
Socorrista atende acidente e descobre que vítimas eram o irmão e a cunhada
Fraude
Jovem de 13 anos de Fátima do Sul é alvo de investigação da PF após fraude em filiação de Lula ao PL
VICENTINA DE LUTO
Vicentina se despede de Antônio Bernardes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento