Para reafirmar o compromisso do Governo do Estado de Mato Grosso Sul com os povos indígenas, as assinaturas de contratos para a construção de moradias por meio programa "Oga Porã - Minha Casa, Minha Vida", em parceria com o Governo Federal, ocorrem em diferentes municípios desde quinta-feira (3).
A ação leva dignidade e reconhece as necessidades da população, e se alinha diretamente com os princípios de respeito, inclusão e valorização das comunidades tradicionais, trazendo respostas concretas às demandas históricas por moradia adequada e por políticas públicas executadas pela Agehab (Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul) voltadas as especificidades culturais dos povos originários.
As assinaturas ocorreram em um contexto simbólico e significativo, o mês de abril, dedicado à valorização dos Povos Indígenas. "Reafirmando o compromisso do Estado em promover desenvolvimento com justiça social", disse a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avessani.
Em Juti e Japorã, as assinaturas realizadas quinta-feira (4) e sexta-feira (5) beneficiaram 98 famílias indígenas das aldeiasa Jarara, em Juti, e Porto Lindo, em Japorã.
Já na segunda-feira (7) os contratos foram assinados nos municípios de Aquidauana e Nioaque, onde serão construídas 115 novas unidades habitacionais em cinco aldeias. Em Aquidauana, os indígenas beneficiados vivem nas aldeias Água Branca, Bananal e Imbirussu. Já em Nioaque, nas aldeias Água Branca e Cabeceira.
Na terça-feira (8), foram assinados os contratos beneficiando 97 famílias nos municípios de Dois Irmãos do Buriti (aldeias Água Azul, Nova Buriti e Recanto) e Miranda (aldeia Babaçu), beneficiando 97 famílias das aldeias. Nesta quarta-feira (9) as assinaturas serão realizadas nas aldeias Potrero Guassu e Paraguassu, em Paranhos.
As assinaturas contaram com a participação de lideranças comunitárias, autoridades municipais, equipe da Caixa Econômica Federal e da diretora-presidente da Agehab, em um momento marcado por emoção, esperança e sentimento de conquista coletiva.
A escolha do mês de abril para a formalização das ações é carregada de significado, para reflexão sobre os direitos dos povos indígenas, os atos firmados durante a semana de assinaturas reforçam o papel ativo das comunidades na construção de políticas públicas e celebram um passo importante na luta por equidade e cidadania plena.
Edyelk Santos, Comunicação Agehab
Fotos: Arquivo/Agehab
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Telenet e prefeituras de Glória de Dourados e Ivinhema realizam doação de uma tonelada de peixe

Família de Fátima do Sul faz apelo por vaga em hospital de Dourados para paciente em estado grave

Caminhoneiro morre após veículo tombar e cair em rio na BR-163

Defron recupera bens furtados de propriedades rurais de Dourados e Deodápolis

Douradense cai em golpe e perde quase R$ 60 mil
Mais Lidas

O milagre de Michael Schumacher: choro e o fim do estado de coma

Família de Fátima do Sul faz apelo por vaga em hospital de Dourados para paciente em estado grave

Prefeitura faz acordo com Sanesul e honra dívida herdada de água tratada de R$ 367 mil em Vicentina

Caminhoneiro morre após veículo tombar e cair em rio na BR-163
