Casos graves de dengue tem levado jteienses de todas as idades e classe social aos leitos de hospitais para internação, inclusive em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A agressividade dos casos é assustadora, pois muitas pessoas estão sendo acometidas com a dengue hemorrágica, tipo mais grave da doença e muitas vezes letal.
Em função do quadro de casos graves, a Prefeitura de Jateí está fazendo um alerta para toda população ficar atenta para que suas casas não seja local de criação do mosquito transmissor da doença, o aedes aegipty. Eles se reproduzem locais de água parada, como vasos, pneus, latas e outros recipientes.
Prefeitura está com equipes na na sede do município e nos distritos, mas guerra ao mosquito depende da participação de toda a população
A prefeita Cileide Cabral de Brito (ao microfone na foto em destaque junto com o vice- prefeito Tiquinho) informa que as equipes da Prefeitura estão vigilantes para o combate de focos do mosquito, mas esta é uma ação que também depende de cada morador e moradora do município. “O perigo é real, a dengue está presente em nosso município e eliminar os focos que produzem o transmissor é tarefa de todos e de todas”, conclama a prefeita.
Força-tarefa – Desde os primeiros dias de sua gestão, a prefeita Cileide tem apoiado ações de combate a dengue em Jateí. Além de apoiar e equipar as equipes da Saúde, ela mobiliza outros setores da Prefeitura num grande mutirão contra a proliferação do mosquito transmissor.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura está em atenção permanente no combate à doença em Jateí, com trabalhos externos e internos nas residências. Facilitar o acesso aos quintais e ajudar a conscientizar vizinhos, familiares e amigos sobre os cuidados preventivos, é a melhor e maior contribuição que as pessoas podem fazer neste momento para conter o avanço da doença sobre Jateí e sua população.
“Estamos convocando a ajuda de todos e de todas para esta luta em defesa da vida”, convoca a prefeita Cileide.
A doença e seus sintomas – A dengue pode ser classificada em dois tipos principais: a dengue clássica e a dengue hemorrágica. A dengue hemorrágica é a forma mais grave da doença. Os sintomas da dengue podem variar de leves a graves e geralmente aparecem de 4 a 10 dias após a picada do mosquito.
Os principais sintomas da dengue são:
-
- Febre alta e repentina
- Dor de cabeça intensa
- Dor muscular e nas articulações
- Dor nos olhos
- Fadiga
- Náuseas e vômitos
- Manchas vermelhas na pele
- Perda de peso
Em casos graves, os sintomas podem incluir:
- Dor abdominal intensa e contínua
- Sangramento de mucosas
- Hipotensão
- Aumento doloroso do fígado
- Sonolência
- Diminuição do volume urinário
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também
![FOTO: GUSTAVO SANTANA](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/02/clebersecretariasaude.jpg)
Vicentina entra em alerta na luta contra a doença causada pela dengue, veja cronograma de vacinação
![Wesley Ortiz/Arquivo/TopMídiaNews](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/02/img-20230418-wa0085-1.jpg)
TRAGÉDIA: Menino de 4 anos morre após tomar medicamentos controlados do pai
![FOTO: ASSESSORIA / DOURADOS AGORA](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/02/1738928817.jpeg)
Pai de paciente escreve carta emocionante para agradecer colaboradores do HU
![Foto: Bruno Rezende/Arquivo](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/02/fimi0004-730x480.jpg)
Acolhe Saúde: Governo de Mato Grosso do Sul reúne gestores para fortalecer a saúde pública
![](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/02/fotomateria.jpg)
Quatro gerações de amor: mais de 70 anos para formar vó, mãe, filha e neta
Mais Lidas
![](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/02/3a0b945e-60cd-4794-8cd5-4d8be5948cf2.jpg)
Você paga aluguel? A Nunes Empreendimentos tem a solução, faça igual o casal Éden e Letícia
![No local foi encontrado uma espingarda próximo ao corpo, isso chamou a atenção dos policiais](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/02/corpo-de-adolescente-e-encontrad.jpg)
Adolescente desaparecido é encontrado morto em estrada vicinal de MS
![IMAGEM DA INTERNET](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/02/whatsapp-image-2025-02-07-at-08-1738928147-4841.jpg)
Avião cai em cima de ônibus em São Paulo
![FOTO: ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWS](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/02/vicentinaclebe.jpg)
Com transparência, prefeito inaugura nova relação com a Câmara em Vicentina
![](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/02/img-20250206-160536.jpg)