Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 31 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Região

Carteira nacional para pets chega a MS para facilitar controle e a proteção animal

28 Dez 2024 - 08h42Por Lucas Castro

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), anuncia a implementação do RGA (Registro Geral Animal), uma iniciativa que busca melhorar a gestão da saúde e proteção dos animais no estado. A nova carteira nacional para pets será emitida gratuitamente por meio da plataforma Gov.br, substituindo o modelo anterior exigido pela Lei Estadual nº 2.990/2005, que determinava o registro em cartório mediante o pagamento de taxas.

Com a digitalização do processo, o cadastro de animais de estimação torna-se mais acessível, eliminando barreiras burocráticas e financeiras. Segundo Carlos Eduardo Rodrigues, titular da Suprova, a medida trará benefícios práticos. “O cadastro facilitará o controle de doenças e contribuirá para uma melhor gestão da saúde animal no estado, permitindo que as autoridades identifiquem rapidamente surtos de doenças e adotem medidas preventivas. Isso é fundamental em regiões onde a convivência com animais é intensa, ajudando a garantir a saúde pública”.

Além disso, o RGA será uma ferramenta importante no combate aos maus-tratos e ao abandono. Ao vincular os tutores aos seus animais por meio de um documento oficial, será possível rastrear casos de negligência com maior precisão. A iniciativa também permitirá que o estado obtenha dados mais detalhados sobre a população de cães e gatos, fortalecendo a formulação de políticas públicas voltadas ao bem-estar animal.

A substituição do registro cartorial pelo cadastro on-line atende a uma demanda antiga da sociedade e torna o processo mais inclusivo. "Com essa entrega do governo federal, conseguimos uma resposta mais eficaz, principalmente por ser um processo gratuito e acessível. A gratuidade do serviço é um avanço na história da proteção animal em Mato Grosso do Sul", afirmou o superintendente.

Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, a implementação do RGA representa um marco na integração de políticas públicas voltadas à vida animal. "Esse projeto fortalece a nossa capacidade de proteger os animais e atuar de forma mais eficiente contra o abandono e os maus-tratos. Mato Grosso do Sul dá um passo importante ao aliar tecnologia e acessibilidade para garantir o bem-estar animal e a saúde pública”.

Para realizar o cadastro no RGA, os tutores devem acessar a plataforma Gov.br, preencher as informações necessárias e emitir a certidão digital.

 

Lucas Castro, Comunicação Setesc

Foto: divulgação

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Plantão
Van do grupo Zíngaro se envolve em acidente em trecho de rodovia em obras a caminho de Jateí
Projeto Navio encerra o ano com avanços no atendimento às comunidades ribeirinhas do Pantanal
Família de Mato Grosso sofre acidente na BR-163 em Rio Brilhante, mas escapa sem ferimentos graves
Inclusivo: Procon de MS investe em pós-graduação e ações afirmativas
Morre mulher que teve mais de 60% do corpo queimado em casa

Mais Lidas

ELIAS FERREIRA / LUPA NEWSJATEÍ - FECHAMENTO DE MANDATO
Em Jateí, festa da virada no dia 31 fecha ciclo com shows no Parque da Fogueira
FOTO: REDES SOCIAISCORRENTE DE ORAÇÃO
Familiares e amigos fazem corrente de oração para jovem espancado em MS
Policial
Adolescente entra em carro e desaparece da porta de casa
FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWSJATEÍ - SECRETARIADO
Prefeita eleita Cileide Cabral se manifesta sobre composição de seu secretariado em Jateí
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Confira as OFERTAS especiais da VIRADA desta segunda e terça no Jorge Mercado em Fátima do Sul