O que para o velho mestre de kung fu, no filme Karatê Kid (2010), Senhor Han (Jackie Chan), era um tática para o ensino da arte marcial, para o sul-mato-grossense é uma realidade por conta da gangorra nas temperaturas do Estado.
O ‘tira casaco, bota casaco’ deve continuar em Mato Grosso do Sul por conta de uma nova frente fria prevista para chegar na sexta-feira (24) à região. Mas antes, os moradores vão enfrentar o calor que deve ultrapassar os 30°C facilmente.
Conforme o midiamax, o aumento já deve ser sentido a partir desta terça-feira (21). Esta segunda-feira (20) começou com temperaturas amenas, mas ao longo do dia as regiões norte, leste e bolsão podem registrar calor de até 31ºC.
Gradativamente o clima fica mais quente no Estado, podendo atingir valores entre 30-34°C. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), esta situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo seco.
Calor dá lugar à nova frente fria
Entre quinta (23) e sexta-feira as mudanças no clima já poderão ser sentidas por conta da aproximação da nova frente fria. Este será o terceiro fim de semana seguido com temperaturas mais amenas em MS.
O fenômeno vem acompanhado com uma área de baixa pressão e avanço de cavados. Esses sistemas favorecem o aumento de uma área de nebulosidade. Ou seja, há probabilidade de chuvas e tempestades, principalmente nas regiões sudoeste, centro-sul e pantaneira.
Na sexta, o avanço do ar frio deverá favorecer a queda nas temperaturas, com valores entre 10-14°C, com
destaque nas regiões centro-sul, sudoeste e sudeste do estado. Pontualmente, podem ocorrer valores abaixo de 10°C.
Segundo o meteorologista Vinícius Sperling, do Cemtec, historicamente, o outono é mais fresco em MS. Entretanto, o calor não deve dar tanta trégua para o Estado e promove um outono com temperaturas um pouco mais altas que no ano passado.
Em 2023, inclusive, durante esta estação, a temperatura máxima não passou dos 30°C. E na primavera em diante, o fenômeno El Niño passou a influenciar cada vez mais nas altas temperaturas registradas em MS desde setembro.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar