Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 21 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
PANTANAL EM CHAMAS

Pantanal: Para Simone, ações preventivas entre agro e ambientalistas são essenciais para evitar nova

Para Simone, ações preventivas e equilíbrio entre agro e ambientalistas são essenciais para evitar nova destruição no Pantanal

28 Set 2020 - 12h40Por FÁTIMA NEWS COM ASSESSORIA

Ela informou que Comissão do Pantanal espera presenças de Salles, Tereza Cristina e Mourão em visita a Corumbá no próximo sábado.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) garantiu que a Comissão Temporária Externa para acompanhar as ações no Pantanal está funcionando a todo vapor. “Mais do que comoção e indignação, estamos no campo da ação. Nós queremos criar uma legislação (Estatuto do Pantanal), não para mudar a legislação estadual – que já é boa –, mas para criar políticas de prevenção”, disse. Ela também defende a destinação de recursos de financiamento a fundo perdido, para bancar uma melhor estrutura de brigada de incêndio e o apoio constante da Força Nacional e da Defesa Nacional, para, em parceria com a Segurança Pública de MS, garantir a prevenção de novas queimadas descontroladas.

Corumbá

A senadora disse que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, já confirmou presença na visita da Comissão do Pantanal a Corumbá e Ladário, marcada para o próximo sábado, dia 03 de outubro. Ela também disse que os senadores estão vislumbrando a presença do vice-presidente, Hamilton Mourão, que comanda o Conselho Nacional da Amazônia Legal. Há cerca de dois meses, Simone propôs a inclusão do Pantanal no Conselho da Amazônia com o objetivo de garantir mais recurso e estrutura ao bioma pantaneiro. Também é presença confirmada a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. A reunião em Corumbá ainda reunirá autoridades estaduais, municipais, ONGs, especialistas, população afetada e membros da sociedade civil.

“A água que faltou do céu pra apagar o fogo no solo do Pantanal, não faltou na face do povo brasileiro. Eu vi as pessoas chorando com as cenas lamentáveis”, disse a senadora Simone ao manifestar tristeza pela tragédia ambiental provocada pelo fogo que já destruiu mais de 20% do bioma. A senadora alerta que a devastação ocorrida nesta temporada de seca não pode se repetir no próximo ano sob pena de inviabilizar a recuperação do ecossistema.

Esperança

Simone Tebet ainda manifestou esperança, especialmente ao ver que ativistas ambientais e representantes do agronegócio estão chegando a um ponto de equilíbrio em relação ao uso sustentável do meio ambiente.

“Neste momento, pela primeira vez, pessoas ligadas ao meio ambiente e pessoas da agroindústria e do agronegócio estão falando a mesma língua. Isso nos dá esperança de perceberem que uma coisa não exclui a outra. Tanto ambientalistas estão percebendo que o pé do boi, de forma organizada, sob os parâmetros de manejo e da legislação, não destrói o Pantanal, como também o agronegócio tem percebido que se não cuidar da reserva, ele mesmo passa a perder dinheiro porque no ano que vem não tem a mesma produtividade desse ano. Então, esse ponto de equilíbrio que está começando a acontecer no Pantanal é o que me dá muita esperança de que mesmo com a seca, a gente não vai ter essa tragédia que já era anunciada novamente repetida”.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

faca Policial
Homem morre após ser esfaqueado no meio da rua
TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Motorista bate em carreta e morre carbonizado em grave acidente na MS-273
Verde: Procon de MS envia 2,3 toneladas de papel para reciclagem
Dezembro Verde: CinePet especial de Natal leva solidariedade a crianças do Jardim Canguru
FOTO: GRITO MS OPORTUNIDADE
Safra de soja 2025 cria 100 vagas temporárias em 06 cidades de MS, veja como se inscrever

Mais Lidas

Veículos bateram de frente. Foto: Reprodução / WhatsApp redaçãoFORTE ACIDENTE
Forte acidente entre duas picapes deixa vítima fatal no local
Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaTRISTE NOTÍCIA
Mulher morre atropelada por caminhonete, ela retornava do salão e preparava viagem com a família
Foto: Chapadense NewsCASCAVEL GIGANTE
Cascavel gigante é encontrada em cidade de MS e chama atenção
FOTOS: IDESTTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA nas estradas: Mãe e filhos são as vítimas de acidente, criança de 7 anos é uma delas
Maickon Ramos, dono da Cantina Mato Grosso, morre de infarto aos 36 anos / Redes SociaisLUTO
Morre o empresário dono da Cantina Mato Grosso que foi fundada pelos pais há 39 anos em MS