A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), participou nesta terça-feira (15/4), da operação 'Adolescência Segura', coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência com apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas. A ação teve como foco o combate a uma rede criminosa que atuava no ambiente virtual, promovendo o extremismo digital, a automutilação e o aliciamento de adolescentes.
Em Campo Grande foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. A operação, de alcance nacional, envolveu sete estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.
As investigações foram lideradas pela Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, e revelaram que o grupo criminoso utilizava plataformas criptografadas como Discord e Telegram, além de redes sociais convencionais, para atrair jovens vulneráveis. O conteúdo divulgado incluía incentivo à automutilação, crueldade contra animais, discursos de ódio e até estímulo a ataques violentos, com recompensas simbólicas para aqueles que se mostravam mais 'engajados' nas práticas ilícitas.
Segundo o Dracco, o cumprimento das ordens judiciais em Mato Grosso do Sul contou com o apoio técnico do Núcleo de Computação Forense do Instituto de Criminalística, fundamental para a apreensão de dispositivos e início da análise de provas digitais.
Ao todo, foram cumpridos cerca de 20 mandados em todo o país, resultando em duas prisões temporárias de adultos e sete internações provisórias de adolescentes infratores.
O diretor da DIOPI, Dr. Rodney da Silva, destacou o caráter integrado da operação. "Esta operação é fruto de um trabalho coordenado entre polícias civis e o Ministério da Justiça. Atuamos de forma cirúrgica para desmantelar uma rede que explorava jovens vulneráveis e incentivava crimes graves no ambiente digital".
As investigações seguem em curso, com a análise de materiais apreendidos e a identificação de outros envolvidos.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Acontece hoje às 18h no Rotary a entrega do sistema de climatização do Lar do Idoso de Fátima do Sul

Pais deixaram UPA com bebê doente sem alta médica, diz prontuário

Governo de MS viabiliza repasse da primeira parcela de R$ 25 milhões em emendas para a Santa Casa

Clínica clandestina é fechada e mulher presa

Acidente entre caminhão de cerveja e carreta com farelo deixa trânsito lento na BR-163
Mais Lidas

O milagre de Michael Schumacher: choro e o fim do estado de coma

Bebê morta estava com costela quebrada, mordida no braço e ferimento no rosto, diz vizinha

Morre segunda vítima de acidente na BR-267, em Nova Alvorada do Sul

Rapaz é assassinado com cinco tiros pelo cunhado
