Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 24 de novembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Mato Grosso do Sul

Governo inclusivo e digital: Detran-MS lança Guichê 60+ para atendimento humanizado nas agências

4 Out 2024 - 08h48Por Mireli Gonçalves Obando da Rocha / Agência de Notícias MS

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) lançou nesta quinta-feira (03) em Dourados o Guichê 60+. Trata-se de um ambiente especial, onde um servidor, com perfil e qualificado para atender esta demanda, prestará um atendimento humanizado, com escuta, paciência e atenção, de modo a buscar a solução para o problema daquele cidadão, além de tirar dúvidas e orientar. 

Primeiro a utilizar esse novo modelo de atendimento no Detran-MS, Romem Baletta (foto de capa), de 72 anos, aprovou a iniciativa.

"Ideia sensacional, contemplou uma outra parte que precisava ser composta para que o atendimento fosse mais abrangente. E contempla todo esse pessoal que às vezes tem mais dificuldade, morosidade e precisa de um atendimento, não diferenciado, mas especial, lá do outro lado. Com informações, com jeito para se lidar e que se resolva, de plano. E que não entre na fila comum para não tumultuar o trabalho, porque isso aqui tem um ritmo para trabalho, e está certíssimo, o cidadão tá sendo bem contemplado com isso daí. O Estado tem que estar à frente do cidadão, ele está para o cidadão. Então é muito válido e merece os parabéns. É uma conquista", declarou. 

De Dourados e prestes a completar 60 anos, o vice-governador, José Carlos Barbosa, participou do lançamento.

"Uma satisfação nós vermos iniciar por Dourados o 60+. Isso mostra que o digital não criou aquela frieza desumanizada, de ter o contato com o novo. Esse é o grande temor digital. A partir do momento que eu tenho o digital eu crio uma máquina e eu crio uma barreira existente entre as pessoas. O Detran mostra que não. Ouve os seus servidores, aproveita essas experiências, e quer trazer essas pessoas para participar do processo digital, isso é o 60+. Quando nós falamos que o MS é um Estado próspero, verde, nós queremos que ele também seja digital e inclusivo. Então é um prazer contemplar esse público 60+, pois nós estamos promovendo a inclusão digital", afirmou. 

A diferença do Ghichê 60+ para o atendimento prioritário foi explicada pelo Diretor-Presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.

"A prioridade ela tem outra característica, que dá preferência de atendimento à mulher que está gestante, lactante, com bebê de colo, ou aquela pessoa com deficiência ou problema de mobilidade. Neste caso, é um atendimento mais humanizado para um cliente que é especial para a gente. São pessoas que dirigem com cuidado, que guardam seus documentos direitinho, que fazem questão de estarem com a documentação do veículo em ordem. É uma faixa etária que procura estar sempre regular com tudo. Se para eles é importante trazer essa humanização no atendimento, para nós Detran é ainda mais pelo aprendizado de como lidar cada dia melhor com as pessoas”. 

Com aval do Governo, Detran irá ampliar iniciativa

Rudel também elogiou a iniciativa da servidora Elizangela Ximenes que identificou essa necessidade, e sinalizou que outras duas agências irão implantar o Ghichê 60+ nos próximos dias.

"É da rotina diária que surgem as melhores ideias. É assim que a gente avança. Segunda-feira (7) nós já vamos abrir no Shopping Campo Grande e também no Pátio Central, e posteriormente vamos ampliar para outras agências do interior". 

Os idosos representam 6,6% da população sul-mato-grossense (IBGE). Do universo de 1.064.754 CNHS ativas no Estado (não considera as CNHs vencidas há mais de 30 dias), 151.094 (15%) são pessoas com idades acima de 60 anos.

Além de Campo Grande, que possui 57.189 condutores 60+, os municípios com mais condutores nesta faixa etária são: Dourados com 14.677, Três Lagoas com 7.820, Ponta Porã com 3.838, e Corumbá com 3.496.

Pioneira

A primeira unidade do Detran-MS a receber o Guichê 60+ foi a Agência Híbrida de Dourados. O motivo é bastante especial, pois foi lá que nasceu a ideia, por iniciativa da servidora Elizangela Ximenes. Emocionada, ela compartilha duas situações que foram decisivas para ela levar a ideia para a diretoria do Detran.  

Gerente Regional, Cidão, Rudel Trindade, servidora Elizangela e o Vice-Governador, Barbosinha

"Notamos que devido ao grande fluxo na agência, as pessoas idosas ficavam nervosas, de chegar a chorar, por não saber lidar com o problema. Em uma das ocasiões, a pessoa procurou a agência pois precisava de orientação sobre os débitos de licenciamento, e o desespero e pedido de ajuda dela, mexeu muito comigo. Outro caso foi de um senhor que já não dirige e já não trabalha como motorista há muito tempo, foi autuado por não ter renovado o exame toxicológico. Após o atendimento, a frase dele me marcou e me fez lembrar do meu pai: vou voltar aqui, e vou pagar a multa com você. Porque você não tratou o velho aqui, como se fosse qualquer um. Porque todo mundo quer se livrar da gente", relembra. 

Elizangela conta que embora a solução não tivesse nas mãos dela, o acolhimento foi a estratégia utilizada para as duas situações. "Nestes casos eu tiro elas do atendimento, para dar continuidade no fluxo da agência, chamo elas para sala, e continuo o atendimento individualizado, até mesmo para a pessoa se acalmar". 

Treinamento dos servidores

O Detran-MS é referência nacional em modernização, tanto é que possui mais de 95% dos seus serviços disponíveis no ambiente digital, permitindo que o cidadão acesse serviços referentes à CNH, veículos ou que faça consultas simples pelo celular ou computador, sem precisar ir até uma agência. Por outro lado, o Detran-MS tem intensificado a qualificação dos seus servidores para bem atender a parcela da população que não possui familiaridade com o ambiente digital,

Com foco neste publico, servidores que atuam no atendimento ao público na Capital e em Dourados, passaram pelo Curso de Atendimento 60+. Elaborado pela Gerência de Capacitação do Detran-MS, a qualificação possui carga horária de 8h, e aconteceu nos dias 23 e 24 de setembro. 

Primeiro curso de atendimento 60+ foi ministrado para 27 servidores

Além de adequar as estruturas físicas, o curso foi desenvolvido para selecionar, capacitar e potencializar o perfil humanizado de seus servidores. O projeto do curso foi elaborado para atuar em 3 frentes: Abordagem e Comunicação Assertiva; Atendimento Técnico dos Serviços do Detran-MS; Inclusão Tecnológica e Uso dos Aplicativos. 

Participaram desta primeira qualificação, 27 servidores, entre efetivos e comissionados que irão atuar diretamente com o público 60+ nas agências de Dourados e Campo Grande, e contou com a participação da Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Zirleide Silva Barbosa. 

Mireli Obando e Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Imagem ilustrativa / Silas Lima
Mãe tentou ressuscitar filha de 10 anos encontrada morta
Armas apreendidas na fazenda onde jovem foi resgatada (Foto: Divulgação | PMMS)
Jovem é agredida e ameaçada por dono de fazenda que acaba preso
Polícial
Corpo em decomposição é encontrado ao lado de carro na MS-112
Mandados foram cumpridos em cinco cidades, entre elas, Dourados; Foto: Divulgação/PC
Operação prende policial aposentado condenado e mais 10 por estupro
Tecnologia
Polícia Civil em Mato Grosso do Sul agora pode intimar por WhatsApp

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede da guerreira Elizete da Paz, família informa sobre velório e sepultamento
FOTO: REDES SOCIAISDESAPARECEU
Família procura cabo do Exército desaparecido há 11 dias
Imagem ilustrativa / Silas LimaPolicial
Mãe tentou ressuscitar filha de 10 anos encontrada morta
GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Glória de Dourados se despede de Carlos Djalma Aquino, Paz Oliveira informa velório e sepultamento
Polícial
Corpo em decomposição é encontrado ao lado de carro na MS-112