Rica em vitamina C que excede em quase 20 vezes a vitamina C da laranja, e minerais como o magnésio, ótimo para digestão, o fósforo, cálcio que ajuda fortificar os dentes e ossos e potássio, indicado para os atletas por fortalecer os músculos, zinco e óleos essenciais. São algumas das propriedades da guavira, fruta nativa do Cerrado que a partir desta quarta-feira (8) passa a ser o fruto símbolo de Mato Grosso do Sul.
Conforme a Lei 5.082, de autoria do deputado estadual Renato Câmara (PMDB), que entra em vigor, a partir de hoje todas as divulgações turísticas do Estado de Mato Grosso do Sul deverá constar a guavira como referência.
“Depois da estiagem, começa a chuva e as frutas aparecem nos guavirais nativos. Por isso, são resistentes. O fruto verde e amarelo representa a cor do nosso país e, agora, se torna símbolo de Mato Grosso do Sul”, comentou o autor da lei.
Histórico - De acordo com o engenheiro agrônomo do Cepaer (Centro de Capacitação e Pesquisa) da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), pesquisador Edmilson Volpe, em matéria publicada pelo Campo Grande News em setembro de 2014, a guavira é considerada planta invasora em áreas de pastagem.
"Faz parte da vegetação do Cerrado, é nativa. Mas quando o produtor vai plantar milho, soja, enfim, o solo é preparado e ela desaparece porque é feita uma limpeza dessas lavouras", contextualiza.
Segundo ele, há diminuição da oferta da fruta, resultado até mesmo do crescimento das cidades da região, o especialista acredita que a melhor maneira de conservá-la é tornar seu cultivo viável economicamente, tanto para consumo próprio, como para comercialização.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar