Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 26 de novembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
DIA D

Dia D de conscientização contra o mosquito da dengue será nesta quarta nas escolas estaduais

Fruto de parceria entre SES e SED, iniciativa já resultou em ações de conscientização nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino

9 Abr 2024 - 18h00Por Comunicação Governo de MS

Nesta quarta-feira (10) a Escola Estadual Maria Eliza Bocayúva Corrêa da Costa, localizada na Vila Margarida, em Campo Grande, será o ponto focal de mais um 'Dia D' de conscientização contra o mosquito da dengue.

A ação, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e da SED (Secretaria de Estado de Educação), é resultado da mobilização realizada durante o mês de março e que envolveu todas as escolas da REE (Rede Estadual de Ensino).

Nomeada 'Escola Livre da Dengue - Todos Contra o Mosquito', a campanha deste ano buscou levar às comunidades escolares o debate contra o avanço das arboviroses no Estado, culminando em uma ação conjunta de todas as unidades da REE, nesta quarta, na busca de promover a temática para além dos muros escolares.

"Visando fortalecer as ações no ambiente escolar, a SED encaminhou um documento orientativo pedagógico com sugestões de atividades a serem desenvolvidas pelas unidades na disseminação de atitudes e práticas de sensibilização. Os temas dispostos na campanha, objetivaram estimular o debate e a reflexão, reverberando em ações práticas, sobretudo, entre os estudantes, acerca da luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti e dos vírus a ele associados", disse o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.

A campanha é voltada para todas as modalidades e etapas de ensino das unidades da REE e tem como intuito promover, nas instituições de ensino que estão dentro do mapa epidemiológico e de imunização, a promoção de estratégias e procedimentos locais, em prol do enfrentamento do vírus e no controle da evolução de casos.

Proposta pedagógica

Seguindo as orientações encaminhadas para as escolas, as ações promovidas nas escolas foram voltadas para todos os componentes e unidades curriculares, com a abordagem de temas contemporâneos dispostos nos Currículos de Referência do Estado, como a Educação Ambiental e a Saúde, de forma interdisciplinar, transversal e contínua.

As orientações também abordaram a importância da participação de todo o corpo docente, com o intuito de ampliar o campo de discussão, enriquecendo o horizonte de mobilização de ações, fazendo com que o mesmo tema pudesse ser observado e estudado a partir de diferentes perspectivas.

"Para auxiliar na organização das atividades nas escolas, a SES disponibilizou uma série de materiais da campanha que serviram como base para as ações, rodas de conversa, e posterior produção de materiais autorais pelos estudantes, fomentando seu protagonismo e corresponsabilização no processo de combate à epidemia dessas doenças", afirma a gerente técnica estadual de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener.

Mobilização nas escolas

Nas unidades da REE, o trabalho segue com foco nas comunidades. Na escola João Vitorino Marques, de Aral Moreira, foi realizado o projeto “Combatendo a Dengue com Educação: Conscientização, capacitação, atuação e protagonismo”, sob coordenação da equipe de gestão, professores e estudantes.

O projeto tem por objetivo proporcionar a conscientização socioambiental no combate à dengue, por intermédio do conhecimento, atuação e protagonismo dos estudantes.

A ação contou com etapas de capacitação e conscientização, palestra da Vigilância em Saúde por intermédio do setor de Controle de Vetores, estudos em laboratório e ainda acompanhamento de visitas dos agentes de saúde do município.

Em Dourados, o foco também foi a conscientização dos estudantes e comunidade escolar na escola Professor Alício Araújo, com a campanha 'Xô Dengue'.

Nesse projeto, os alunos do 2º ano do Ensino Médio tinham como objetivo produzir materiais para uma acolhida aos demais estudantes da escola, visando orientar e tirar dúvidas sobre os perigos da dengue, enfatizando a importância da vacinação para o combate à doença.

Serviço

O 'Dia D' de conscientização contra o mosquito da dengue acontece nesta quarta-feira (10). Em Campo Grande, o atendimento à imprensa será na EE Maria Eliza Bocayuva Correa da Costa, localizada na Av. Ciro Araújo França, nº 412 - Vila Margarida, às 8h.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Angústia nas margens do Rio Dourados: familiares e populares esperam por respostas
Dudu Nobre encerra edição de 2024 do MS ao Vivo com samba e celebração à Consciência Negra
Tempo
Semana começa com tempo quente e seco em MS, mas com possibilidade de chuva a partir de quinta-feira
Dia Nacional do Doador de Sangue é oportunidade para aumentar estoques do Hemosul
MS Supera: governo amplia vagas do benefício que atende estudantes de baixa renda

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL - AFOGAMENTO
Homem desaparece no Rio Dourados ao salvar criança em princípio de afogamento
GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Jovem morta em acidente é identificada e amigos se despedem nas redes sociais em Glória de Dourados
Policial
Jovem de aproximadamente 20 anos morre em grave acidente na Rua da Cassava, em Glória de Dourados
VICENTINA DE LUTO
Vicentina se despede de Gilmar de Souza Gonçalves, Paz Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Reprodução/FacebookFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Morte de estudante comove moradores e Escolas divulgam Nota de Pesar em Fátima do Sul