O xadrez é um jogo de estratégia para dois jogadores. Estes se revezam movendo as peças (uma por turno) para capturar ou deixar o Rei do oponente contra a espada e a parede. Quando questionados sobre como jogar xadrez, poderíamos responder de forma simples que só é necessário aprender a movimentar as peças e utilizar seus movimentos e possibilidades para colocar o Rei inimigo em xeque-mate (sem fugas). Cada uma das peças possui movimentos particulares que as caracterizam e de alguma forma lhes conferem carácter. Os Peões, os da primeira linha de defesa e ataque, avançam sempre. Quando começam podem dar um ou dois passos, e então o número de passos é reduzido para um por movimento.
Ao contrário das demais peças, seu passo será sempre para a frente, e sua direção só variará pela possibilidade de captura de uma peça inimiga, que deverá estar em uma casa diagonal e imediata àquela que o peão ocupa. Na segunda fila do exército, estão as peças mais poderosas. Nas extremidades, protegendo o castelo imaginário, estão as Torres, poderosas e firmes. Eles podem se mover verticalmente e horizontalmente, podendo cobrir quantos quadrados forem necessários, e só irão parar se alguma peça amiga ou inimiga estiver em seu caminho, podendo capturar, se o jogador desejar, o inimigo para suplantar seu lugar no quadro.
Tudo isso guiado pela estratégia do jogador
As Torres são seguidas pelos cavalos ágeis e saltadores. Seu movimento é o mais único e marcante. Semelhante a uma letra L, o salto do cavalo cobre três quadrados, dois verticais e um horizontal imediatamente à segunda vertical, ou dois quadrados horizontais e um vertical, imediatamente à segunda horizontal. É a única peça que pode saltar sobre outras peças. Os Bispos, com a sua figura estilizada, podem fazer viagens diagonais, podendo percorrer distâncias curtas ou longas, mas apenas através dos quadrados que correspondem à cor do quadrado onde repousam no início do jogo. A poderosa Rainha, a general do exército, pode mover quantas casas quiser na vertical, na horizontal e na diagonal. Somente os limites do tabuleiro ou de outra peça irão detê-los.
O Rei, o mimado, pode mover-se em qualquer direção, tal como a sua rainha, mas, exceto em casos raros, percorrendo apenas uma casa por movimento. A longa resposta à pergunta inicial não é tão simples, e envolve também o conhecimento dos movimentos e limites das peças; mas isto deve ser combinado com uma combinação poderosa de pensamento crítico, criatividade, adaptabilidade, memória, análise e planeamento. Tudo isso guiado pela estratégia que o jogador irá desenvolver à medida que o jogo avança. Os truques são aprendidos estudando os outros, lendo e praticando. Você pode aprender os movimentos de cada peça em horas; a maestria, para deduzir como se joga o jogo do xadrez, na maioria das vezes, é alcançada após anos de prática, muita prática. Quando pensamos em jogos que estimulam capacidades mentais, que potenciam ou enriquecem competências de estratégia e adaptabilidade, é fácil para o xadrez brilhar em primeiro lugar ou pelo menos ocupar um dos lugares do pódio principal.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar