Nos últimos anos os streamings se tornaram a principal fonte de conteúdo de True Crime do mundo – ao lado dos podcasts, é verdade. No Brasil o fenômeno é observado da mesma forma, e plataformas como Netflix, Prime Video, Max e GloboPlay oferecem muito para quem se interessa por isso.
Alguns estudos e pesquisas apontam que o True Crime é um gênero que tem gerado crescente interesse em todo o mundo. Uma matéria da ExpressVPN destaca que o interesse, que pode ser traçado desde a época dos jornais vitorianos, ou seja, na Inglaterra do século XIX, nunca esmoreceu, mas viu uma potencialização de alcance pela variedade de meios.
Estamos falando, claro, da evolução das plataformas de distribuição, indo desde os jornais impressos (e ainda hoje muito dependentes de notícias de crimes), passando por rádio, cinema, TV e chegando, finalmente, à internet – nos quais os nomes mais fortes são podcasts e streamings.
Melhores opções de conteúdo em streamings estrangeiros
No Brasil o gênero é muito popular, inclusive por conta disso há muita produção própria. É só pensar na quantidade de crimes famosos que viraram, quando não séries e filmes com atores, no mínimo documentários e séries documentais. Para ficar nos exemplos mais básicos, vale falar dos casos Von Richthofen, Nardoni, Matsunaga e tantos outros.
Mas e o que não chega aos brasileiros? Hoje em dia a maioria dos streamings está espalhado por todo o mundo, e sendo o Brasil um forte mercado consumidor do segmento. Ainda assim, existem algumas plataformas que não atuam por aqui. Os nomes mais conhecidos e cujos conteúdos estão inacessíveis ao público brasileiro incluem Hulu, Peacock, Epix e Shudder.
Felizmente, softwares como as VPNs permitem aos usuários daqui acessarem todo tipo de conteúdo, e sem precisarem sair do país. Pensando nisso, vejamos algumas séries, filmes e documentários que não estão disponíveis aos brasileiros, mas merecem ser conhecidos.
- Perfect Wife: The Mysterious Disappearance of Sherri Papini - Hulu
Embora geralmente os casos de assassinato chamem mais atenção, em Perfect Wife: The Mysterious Disappearance of Sherri Papini o foco é outro. A série conta a história de Papini, uma mulher de 34 anos que desapareceu por semanas, mas reapareceu de repente, alegando ter sido sequestrada e subsequentemente libertada.
O problema foi que as investigações concluíram que o crime não havia sido bem assim, de modo que, no fim das contas, o reaparecimento gerou mais repercussão do que o desaparecimento. A série documental explora justamente isso, e o que houve com Papini desde que ela reapareceu.
- Epstein's Shadow: Ghislaine Maxwell – Apple TV (EUA)
Até no Brasil muita gente conhece o magnata americano Jeffrey Epstein, que é nome comum na boca de muita gente em seu país, mas no exterior também. O milionário foi acusado de tráfico sexual de menores e, enquanto aguardava julgamento, foi encontrado morto, inexplicável e misteriosamente, dentro de sua cela, em 2019.
O seriado Epstein’s Shadow é uma minissérie documental de três episódios e que explora, especificamente, a participação da socialite britânica Ghislaine Maxwell nas controvérsias, que incluem acusações de abuso sexual e pedofilia de nomes mundialmente famosos – de atores de Hollywood, passando por empresários bilionários e chegando até a Família Real Britânica.
- The Beauty Queen Killer: 9 Days of Terror - Hulu
O documentário Beauty Queen Killer é bem recente, mas tem sido muito bem recebido por quem assistiu no Hulu. São entrevistas e investigações sobre o caso do serial killer conhecido como The Beauty Queen Killer, um criminoso que atacava especialmente mulheres aspirantes a modelo.
Embora tenha ocorrido em 1984, o caso ainda desperta interesse, e o grande trunfo da série é conduzir entrevistas com Tina Marie Risico, uma das sobreviventes do assassino, que chegou a ser sequestrada por ele e mantida em cativeiro durante 9 dias – eis a razão para o nome do documentário.
- The Prison Confessions of Gypsy Rose Blanchard - MyLifeTime
Uma das séries que tem gerado mais polêmica e controvérsia é essa, sobre Gypsy Rose Blanchard, uma mulher que matou sua mãe, portadora da Síndrome de Munchausen, e que por isso drogava a filha para mantê-la doente e, dessa forma, “cuidar” sempre dela.
O caso se tornou muito famoso com a série The Act (essa sim disponível no Brasil, pelo Prime Video), mas em “The Prison Confessions” quem está falando é a própria Blanchard, e não uma atriz.
- Menendez + Menudo: Boys Betrayed - Peacock
Produção da norte-americana Peacock, gigante das séries por lá, o seriado Menendez + Menudo conta a história real de dois irmãos que, juntos, assassinaram os pais em 1989.
Seria um caso relativamente comum, ainda que terrível e chocante, mas a série vai além, pois o nome “Menudo” no título não é por acaso: refere-se à popularíssima boy band da época, que teve inclusive imenso sucesso no Brasil. A série investiga a possível conexão de um dos membros do Menudo com o crime, o que por si só já torna o conteúdo, no mínimo, curioso.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar