O município de Jateí começou a montagem sua tradicional fogueira gigante, apontada como a mais alta do Brasil. Estimativas iniciais apontam que ela deve ter uma altura superior a 70 metros de altura, incluindo um mastro em seu cume como ornamento final do artefato. A fogueira é a grande estrela da festa, que neste ano será realizada no período de 28 a 30 de junho, em homenagem à São Pedro, santo padroeiro do município.
Erguida com madeira oriunda de reflorestamento (eucalipto), a fogueira de Jateí fica com uma altura comparada a um edifício de 22 andares, segundo informa um de seus construtores. Ela é montada numa área isolada dentro lado do parque de eventos que leva seu nome, para garantir toda segurança para os trabalhadores e também para o público local e visitantes, que acompanham o processo do começo ao fim de sua construção.
Trabalhadores iniciaram esta semana a montagem da fogueira, um dos símbolos jateienses – Fotos e vídeo: Robinho CM
O acendimento também ocorre obedecendo rigorosas normas de seguranças, aprovadas pelo Corpo de Bombeiros. A fogueira é toda ornamentada para a festa, recebendo também cargas de fogos de artifício para show pirotécnico, que acontece tradicionalmente no sábado à meia noite. Neste ano de 2024, a data de acendimento da fogueira coincide com o Dia de São Pedro, 29 de junho.
Esta será a quadragésima sétima edição da Festa da Fogueira e a organização espera que seja a maior de todos os tempos. No ano passado, somente no dia queima da fogueira, cerca de 60 mil pessoas prestigiaram o evento, conforme estimativas da Polícia Militar.
A história da fogueira gigante de Jateí começou em 1.977, por iniciativa do então prefeito José Jorge Leite, pai do atual gestor, Eraldo Leite. Na época, ela mediu cerca de 7 metros, se tornando um desafio o aumento de sua altura, ano após ano. Atualmente, ela mede 10 vezes mais de quando começou ser erguida.
No começo da tradição, a fogueira era montada de forma rudimentar, sendo que o processo de construção foi evoluindo com o tempo. Hoje até um guindaste é usado para edificar a base da fogueira e seus primeiros metros nas alturas. “Além do aspecto segurança, também profissionalizamos a montagem da fogueira, usando equipamentos modernos, sem deixar de fortalecer a tradição”, comenta o prefeito Eraldo Leite.
Conforme Francisco Raimundo Filho, coordenador da montagem da fogueira, sua base começa com oito metros de largura, sendo que os últimos lances fecham com dois metros. Para fechar a obra, são colocados feixes de bambu que formam uma espécie de pavio e, em sua ponta, é adicionado mais um mastro que sustenta uma bandeira com as cores do município. Uma estrutura hidráulica é montada para fazer um elevador que garante a edificação da fogueira com segurança, que é sustentada por dezenas de cabos de aço e longe da área de circulação de pessoas.
Como ocorre desde 1.977, a realização da Festa da Fogueira é da Prefeitura de Jateí. O evento encampado pelo então prefeito da época, José Jorge Leite, já falecido. A Festa da Fogueira conta com rodeio em touros, concurso de quadrilhas, parque de diversões e uma praça de alimentação com opções variadas de gastronomia. Outra grande atração do evento são apresentações de grandes nomes da música sertaneja do Brasil.
História – Registros históricos apontam que a Festa da Fogueira nasceu oficialmente em 1.977, incentivada pelo então prefeito José Jorge Leite. No ano anterior (1.976), o então diretor da escola local, Manuel Sanches Gabriel, com a ajuda de seus alunos, montou uma fogueira de seis metros no dia 29 de junho, em homenagem a São Pedro, padroeiro do município. Francisco Filho, atual coordenador de montagem, foi um dos alunos que ajudou a erguer a fogueira naquele ano.
A altura da fogueira chamou a atenção de José Jorge e, em 1.977, quando já havia sido eleito prefeito pela segunda vez (1.977/1.982), incentivou o professor a fazer uma fogueira ainda maior, instalando também barracas e atrações. Nascia então a Festa do Padroeiro de Jateí, tendo na fogueira um dos centros de atenção. Como a fogueira ganhou repercussão nacional e internacional, ela se tornou a Festa da Fogueira, ganhando também um parque de eventos do tamanho de sua dimensão.
A tradição de Jateí ganhou o Brasil e o mundo, por meio de reportagens da TV Globo – principal emissora do Brasil – e demais veículos de comunicação, sendo que o município entrou para o livro dos recordes mundiais (Guinnes Book) como a maior fogueira do mundo. Essa certificação aumentou, ainda mais, o desafio de fazer um evento mais grandioso a cada ano de sua edição.
Prefeito Eraldo vistoriando montagem da fogueira e o parque de eventos onde acontece a festa de 28 a 30 de junho
(Com informações do livro “Jateí, Doce Recanto do Brasil”)
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar