Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 16 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Entretenimento

Catedral Erudita: primeiro concerto de dezembro foi uma celebração à música e ao espirito natalino

16 Dez 2024 - 09h40Por lgomes

O projeto Catedral Erudita realizou seu primeiro concerto de dezembro, de uma série que serão realizadas em Campo Grande e no interior, no último sábado à noite, na Igreja São José. O objetivo é encerrar o ano de 2024 com muita música de qualidade, e também com o objetivo de valorizar os espaços sagrados como locais para eventos culturais e ampliar o acesso à música clássica erudita, despertando o interesse em novos públicos.

Presente na apresentação, o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, enfatizou a importância dos concertos nas igrejas para que as pessoas possam apreciar a música clássica. “Nós fizemos em 2023 o Catedral Erudita, e agora em 2024 podendo também trazer para dentro das igrejas de Campo Grande e do interior do Estado, fazendo com que as pessoas possam apreciar a música clássica, e num momento propício de Natal, onde a gente já se emociona, a música clássica é muito bem-vinda nas igrejas, muito bem-vinda também pela Fundação de Cultura neste projeto que chega ao fim de 2024 e continua em 2025 e 2026”.

O secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, disse que o Catedral Erudita é uma oportunidade de circulação para os grandes músicos de Mato Grosso do Sul. “É uma iniciativa muito bacana do Governo do Estado através da Fundação de Cultura para a gente mostrar esta música de qualidade, esta música erudita para a população. A gente começou o ano passado, deu muito resultado, gerando uma oportunidade de circulação para esses músicos fantásticos. A cada edição mais pessoas vão aderindo a esta música clássica, isso mostra o sucesso desse projeto, que valoriza nossa cultura, nossos artistas”.

O maestro Eduardo Martinelli sentiu a energia de celebração e festividade presente no público e em toda a igreja durante o concerto. “A gente fez o concerto aqui na Igreja São José, uma igreja muito tradicional, com uma importância cultural muito grande para a nossa cidade de Campo Grande. Foi um concerto muito comemorado, a gente toca o repertório em diversos lugares, mas sempre tem uma sensação diferente. Eu percebi que aqui na São José o concerto teve uma festividade muito grande, talvez pela proximidade do Natal, o espírito fraterno, e as músicas escolhidas também para uma situação de festividade, de comemoração, e percebi desde a recepção do padre e da reação das pessoas que estavam assistindo, o entrosamento da plateia com a gente, foi um concerto muito comemorado. É o primeiro dessa série de dezembro que vai também para Coxim e mais quatro igrejas de Campo Grande e a gente espera que, mais uma vez, pelo segundo ano consecutivo, o Catedral Erudita encerra a cena da música de concerto com chave de ouro”.

O padre Paulo Roberto de Oliveira, pároco da Paróquia São José, disse que a cultura faz parte da igreja, local onde surgiram grandes composições e grandes músicos no passado. “É uma grande alegria receber o concerto de hoje porque a cultura faz parte da igreja, surgiram na igreja as grandes árias, as grandes peças, os grandes compositores, as grandes apresentações, e a igreja continua isso no mundo, a estimular que a cultura cresça, da música erudita, para que não se perca essa raiz fantástica. Músicas que são cantadas há 400, 300 anos estão aí a pleno vapor, e as pessoas conhecem. Nós nos alegramos muito e a igreja católica se abre à cultura”.

Na plateia, o pianista Júlio César Figueiredo adorou o concerto. “O concerto foi maravilhoso, os músicos de altíssimo nível, fantástico, nota dez, a gente se sente na Europa. Oferecer concertos gratuitos nas igrejas é maravilhoso, porque as pessoas se acostumam com esse tipo de evento, com esse tipo de música, de onde vêm as músicas atuais, então já tinha muita coisa em mil quinhentos e pouco”.

Débora Weber, trabalha numa emissora de rádio em Naviraí e veio para Campo Grande para curtir o concerto e passear na Capital no fim de semana. “Achei maravilhoso, eu nunca tinha assistido algo tão próximo de uma ópera, foi muito lindo, a gente até estava comentando, é de encher a alma e sair daqui revigorado e muito feliz”.

Confira o cronograma das apresentações:

 

18/12 – 19h00 Paróquia Santo Agostinho de Hipona, Campo Grande. Madrigal MS, regência Jorge Geraldo.

Franklin Espíndola, 605 – Vila Taveiropolis.

20/12 – Catedral São José. 19h30.

Praça Silvio Ferreira, 20. Coxim.

Orquestra e Canto Lírico. Regência – Eduardo Martinelli.

22/12 - às 10h – Igreja Batista, Campo Grande, em Av Bom Pastor, 268. Vilas Boas.

Camerata Madeiras Dedilhadas. Regência – Marcelo Fernandes

Texto: Karina Lima

Fotos: Ana Paula Garcia

 

 

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Edital vai abrir inscrições em seleção de 130 artesãos de MS para exposição de obras
Feriado prolongado (Reprodução/Internet) FERIADOS EM 2025
Feriados prolongados em 2025: trabalhadores podem ter 07, confira o calendário
Fotos: Alice Aquino (Moinho Cultural) / PM Josemar Natal MS
Caixa Encantada: Governo de MS entrega presentes para crianças pantaneiras e quilombolas
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS da SEGUNDA da LIMPEZA no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Foto: Larissa Marca AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Para fomentar setor, governo vai selecionar projetos culturais para oficinas de moda

Mais Lidas

Caso foi registrado como homicídio simples e tentativa de feminicídio - FOTO: FOLHA MSCRIME
Homem é agredido e morto após tentar matar a esposa com paulada
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Cássio Ribeiro, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
LUTO CULTURAMA
Falecimento de Hélio Alves causa grande comoção no Distrito de Culturama
Policial
Homem leva tiro pelas costas após dar 'carona' para atirador no Universitário
SAMU levou vítima para UPA Coronel Antonino / Repórter TopPolicial
Homem bêbado é esfaqueado na 'sexta-feira 13' e desconhece motivo no Jd. Presidente