Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 18 de setembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
BIOPARQUE PANTANAL

Bioparque Pantanal celebra o mês da árvore com ações pedagógicas voltadas à educação ambiental

3 Set 2024 - 07h15Por Gabriel Issagawa, Bioparque Pantanal

A educação ambiental, um dos pilares do maior aquário de água doce do mundo, é desenvolvida constantemente pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Biopaque Pantanal. As atividades são bimestrais, e o tema atual faz alusão ao mês da árvore, celebrado em setembro.

O Bioparque Pantanal busca sensibilizar e conscientizar os visitantes sobre a importância do meio ambiente e do cuidado com ele. Para isso, a estrutura conta com uma equipe multidisciplinar de biólogos e pedagogos que atuam no espaço de produção e potencialização científica. Estudantes e o público em geral participam de contação de histórias, atividades pedagógicas, e atividades no Laboratório Móvel e no microscópio.

Thuany Rezende, bióloga do NEA, comenta que o tema é bastante trabalhado nas salas de aula pelos professores. “Pensamos em trabalhar esta data, 21 de setembro, uma data pontual nas escolas. Porém, o mês da árvore tem relação com o Dia do Cerrado, Dia da Amazônia, Dia do Biólogo, Dia de Defesa da Fauna, todos celebrados no mês de setembro. Então, trabalhamos o tema central, que é a árvore, e fazemos links com outras datas importantes".

Em julho, o núcleo dialogou com os visitantes sobre a temática da biodiversidade em Mato Grosso do Sul e no Brasil, e apresentou bons resultados, com o público interagindo com as pautas propostas no circuito de visitação. “As pessoas ficam atentas e fazem perguntas, principalmente as crianças. Na parte escolar, temos um retorno positivo dos estudantes, que nos visitam num ano e no ano seguinte retornam, lembrando da apresentação com a gente. Para nós do NEA, é gratificante".

Para quem já atravessou o Neotrópico, o maior tanque do Bioparque, talvez tenha percebido, ao fim, um espaço de educação ambiental onde acontece a contação de histórias, com uma plateia que vai de crianças a idosos. A pedagoga e contadora de histórias Sueli Bonfim, integrante do NEA, compartilha que a história contada tem impacto direto naqueles que assistem. “É uma forma de sair um pouco da rotina, mergulhar na fantasia e aprender sobre a importância da conservação ambiental".

Denise Ferreira, mãe do pequeno Caio, de 6 anos, explicou que as atividades lúdicas contribuem para a conscientização da preservação da fauna e da flora. “Muito interessante este trabalho direcionado para as crianças. Trouxe meu filho e ele ficou deslumbrado com os animais, mas essa parte pedagógica e lúdica ajuda a desenvolver a consciência ambiental desde cedo".

Há quem diga que a contação de histórias e as atividades pedagógicas são apenas para as crianças, mas Denise acrescenta que descobriu que o maracujá já está em extinção. “Aprendi bastante, principalmente sobre o maracujá, que está com os dias contados e estamos apenas com uma espécie polinizadora. A polinização artificial não está sendo a mais adequada".

Maria Fernanda Balestieri, diretora geral do Bioparque, comenta que a educação ambiental é uma ferramenta fundamental para a formação na infância. “Crianças que são ensinadas desde cedo sobre a importância do cuidado com a natureza desenvolvem um senso de responsabilidade e empatia, não apenas com o meio ambiente, mas também com as comunidades ao seu redor. O Bioparque desenvolve essas atividades com uma equipe pedagógica multidisciplinar, sempre focadas na preservação da fauna e da flora".

Comunidade escolar

Nas terças e quintas-feiras, pode-se ouvir o barulho dos ônibus escolares e os estudantes descem animados para a visitação. Até agosto de 2024, o maior aquário de água doce do mundo recebeu mais de 1.340 escolas e mais de 75.500 alunos. A estudante Anna Luiza Vasconcelos, de 8 anos, ficou encantada com a contação de histórias e comentou que “a preservação é importante para o mundo não acabar”.

O agendamento de grupos escolares é aberto todo dia 16 de cada mês, exclusivamente pelo site bioparquepantanal.ms.gov.br. A entrada é gratuita com visitas estudantis nas terças e quintas-feiras. 

Gabriel Issagawa, Bioparque Pantanal (matéria supervisionada)
Fotos: Lara Miranda

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

FELIZ ANIVERSÁRIO
Homenagem para um grande evangelista de Fátima do Sul completando 89 anos Antonio Lima
VICENTINA - PESQUEIRO 7 BELLO
6º Torneio de Pesca 7 Bello será neste domingo (22) com almoço e música ao vivo em Vicentina
Evento
Baile da Primavera 2024 no Floresta Clube de Campo, foi um verdadeiro sucesso em Fátima do Sul
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS faz homenagem e reforça apoio a atletas paralímpicos do Estado
Imagem: Pixels GAMERS
Os melhores roteadores gigabit para mini PCs gamers

Mais Lidas

A Polícia Civil investiga as causas da morte - FOTO: REDES SOCIAISNOTÍCIA TRISTE
NOTÍCIA TRISTE: Corpo de jovem desaparecida há 9 dias é encontrado perto de usina em MS
Reprodução/Rede socialTRGÉDIA EM MS
TRAGÉDIA: Casal morre eletrocutado em cerca de arame em MS
CULTURAMA DE LUTO
Culturama se despede do Pioneiro Seu Bento Dias, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
PROCESSO SELETIVOPROCESSO SELETIVO EM MS
Processo Seletivo: Empresa de saneamento abre inscrições para Trainee com remuneração de R$ 6.750
Evento
Baile da Primavera 2024 no Floresta Clube de Campo, foi um verdadeiro sucesso em Fátima do Sul