Com a receita “Galinhada nutritiva”, a merendeira Marta Soares conquistou o primeiro lugar na etapa municipal do Super Chef Merendeiras, em Deodápolis. Promovida pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, a competição tem o propósito de valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, além de fomentar o empreendedorismo no campo, pois incentiva a confecção de receitas que incluam alimentos saudáveis oriundos da agricultura familiar.
A etapa municipal do desafio foi realizada em Deodápolis durante dois dias: na quarta-feira (20), 13 merendeiras inscritas participaram de um workshop culinário sobre manipulação e preparação de alimentos, ministrado pelo consultor do Sebrae/MS, chef Paulo Vasconcelos. Já no dia posterior, quinta-feira (21), as receitas inscritas pelas participantes foram avaliadas por um corpo de jurados que reconheceu os quatro melhores pratos. Para a merendeira vencedora, o resultado da competição trouxe reconhecimento e satisfação. “Ganhei em primeiro lugar e estou me sentindo feliz. Amei participar desse evento, porque eu amo cozinhar”, comentou Marta.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Marcia Cristina da Silva, a ação foi de grande importância para o município, pois mais do que promover a valorização do trabalho desenvolvido, também trouxe qualificação profissional às participantes. “As merendeiras puderam expor sua culinária e aprenderam a aplicar os ingredientes que estão na lista da agricultura familiar. Eu acho que elas estão de parabéns, pelo sucesso e pelo amor que dedicam as refeições dos alunos. Só temos a agradecer a parceria com o Sebrae, que vem somando em todas as ações trazidas para o nosso município por meio do Cidade Empreendedora”, destacou.
De acordo com o consultor do Sebrae/MS, chef Paulo Vasconcelos, o grande intuito do Super Chef Merendeiras é demonstrar o potencial da utilização de alimentos da agricultura familiar nas preparações das refeições dos estudantes e, dessa forma, estimular o poder público a adquirir itens dos produtores locais por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o que fortalece o empreendedorismo no campo. Com essa proposta, as merendeiras são capacitadas para que possam utilizar novas técnicas e expandir a quantidade de produtos utilizados.
“Mais do que premiar as merendeiras e reconhecer essas profissionais, nosso intuito com o Super Chef é levar conhecimento para que elas possam usar uma variedade maior de alimentos vindos direto dos produtores locais, então, ensinamos técnicas para que elas possam aprimorar a base nutricional das receitas e a incorporar ingredientes como jiló e quiabo, de forma que as crianças os consumam sem perceber, além de aproveitarem os alimentos como um todo, incluindo partes que, muitas vezes são descartadas, como talos, cascas e folhas”, ressaltou o chef.
Para a nutricionista responsável-técnica pelo PNAE no município de Deodápolis, Amanda Tognon, a capacitação trazida pelo Super Chef Merendeiras foi de grande relevância para as profissionais do município. “O workshop trouxe um aprendizado maravilhoso para as nossas merendeiras, elas amaram, e essa capacitação foi de grande valia para a nossa equipe. Acredito que o município só tem a ganhar, ganhou muito com a presença do Sebrae”, destacou a nutricionista.
Neste ano, 135 profissionais foram inscritas pelas prefeituras de seis municípios de Mato Grosso do Sul para participarem do Super Chef Merendeiras. Após as etapas municipais, na etapa final, prevista para maio, em Campo Grande, as cozinheiras vencedoras de cada cidade disputarão entre si. Além de Deodápolis também participam da disputa os municípios de Aparecida do Taboado, São Gabriel do Oeste, Brasilândia, Ladário e Miranda.
Conheça as demais colocadas da etapa municipal de Deodápolis:
1° lugar: Marta Soares, do CEI João Pedro Pelegrino, com o prato “Galinhada nutritiva”.
2° lugar: Solange Alves da Silva, da Escola Elizabeth Lucena Campos, com o prato “Sopa da tia Sol”.
3° lugar: Jordana Firmino Lopes, da Escola Elizabeth Lucena Campos, com a receita “Arroz primavera com salada verde”.
4° lugar: Danizete Martins de Paula, da Escola José Reis, com o prato “Polenta com molho de frango com quiabo”.
Mais informações sobre o Super Chef Merendeira e sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar