Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 16 de abril de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Educação

Policiais de Mato Grosso do Sul iniciam capacitação para atuar na execução de medidas protetivas

9 Abr 2025 - 08h25Por nrodrigues

Antes da nova capacitação, policiais militares já passavam por capacitação do Promuse para realizar o atendimento especializado (Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo)

Começou nesta semana o curso de formação de policiais civis e militares para atuarem, em caráter temporário, como oficiais de Justiça no cumprimento de medidas protetivas de urgência. O evento de lançamento aconteceu na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), em Campo Grande, na segunda-feira (7).

A formação faz parte do Acordo de Cooperação Técnica nº 03.010/2025, firmado entre o TJMS, o Governo do Estado — por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) —, a Polícia Civil e a Polícia Militar. O objetivo é garantir maior agilidade e eficiência na entrega de intimações, mandados de prisão e determinações de afastamento do agressor do lar, otimizando o atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Durante a solenidade, o titular da Sejusp, Antonio Carlos Videira, reforçou o caráter inovador da iniciativa. “Capacitar os nossos policiais militares e civis para atuarem como oficiais de justiça é muito mais do que desmistificar — é ousar, é compartilhar responsabilidades. Queremos apoiar e receber apoio. A união entre poderes e instituições transforma gargalos em soluções reais.”

A coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, destacou a importância do projeto.

“Essa é uma medida temporária que vai otimizar muito o trabalho do Judiciário e, principalmente, proteger as mulheres, resguardando sua integridade física, psicológica e a própria vida. A capacitação busca proporcionar aos policiais um olhar mais humanizado, mais solidário, compreendendo a vulnerabilidade extrema em que essas mulheres se encontram”, afirmou.

Também presente na cerimônia, o defensor público-Geral de MS, Pedro Paulo Gasparini, ressaltou a atuação conjunta do sistema de justiça.

"É de suma importância que as mulheres tenham o melhor atendimento. Nós estamos todos imbuídos do mesmo sentimento: dar uma resposta rápida, evitar que novas agressões e ameaças se tornem um crime mais grave. A Defensoria Pública é parceira do Tribunal de Justiça, parceira do Governo do Estado e de todo o sistema de justiça, em prol de menos violência contra as mulheres".

O diretor-geral da Escola Judicial de MS (Ejud-MS) pontuou o papel essencial dos policiais designados. "Vocês não apenas criaram uma força-tarefa, vocês construíram um modelo de compromisso, eficiência e humanidade. Os policiais e servidores designados que participarão deste curso não serão apenas responsáveis pela execução de mandados — estarão na linha de frente, desempenhando um papel vital na proteção das mulheres em momentos de extrema vulnerabilidade".

Com duração de cinco anos, o curso representa um avanço significativo na política de enfrentamento à violência contra a mulher no Estado. Caberá ao TJMS a capacitação dos servidores e o envio dos mandados, enquanto a Sejusp será responsável pela designação dos policiais que atuarão diretamente na execução das medidas protetivas.

 

Comunicação Sejusp

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

FOTOS: GUSTAVO SANTANA / ASSESSORIA VICENTINA - PÁSCOA - FOTOS
Confira algumas FOTOS da entrega de Ovos da Páscoa para crianças da REME em Vila Rica
Fotos: João Garrigó/Vice-governadoria AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com mais de R$ 19,8 milhões em investimentos, Governo de MS entrega reformas de escolas em Corumbá
UNIGRAN DOURADOS - FOTO: ASSESSORIA UNIGRAN DOURADOS
UNIGRAN lidera rankings estaduais e reafirma excelência acadêmica com nota máxima no MEC
Foto: Felipe Queiroz/UEMS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Divulgado resultado final do MS Supera; 39% dos convocados são indígenas
Banheiro de escola pública tem 'cocô nas paredes' no Caiobá

Mais Lidas

SUPERAÇÃO
O milagre de Michael Schumacher: choro e o fim do estado de coma
Policial
Bebê morta estava com costela quebrada, mordida no braço e ferimento no rosto, diz vizinha
A batida envolveu um carro Chevrolet Celta, onde estava a família, e um caminhão prancha / Divulgação/PMMSRegião
Morre segunda vítima de acidente na BR-267, em Nova Alvorada do Sul
FOTO: REDES SOCIAISTRAGÉDIA NA FAMÍLIA
Rapaz é assassinado com cinco tiros pelo cunhado
PREFEITO DE VICENTINA - CLEBER DIASVICENTINA - DÍVIDA HONRADA
Prefeitura faz acordo com Sanesul e honra dívida herdada de água tratada de R$ 367 mil em Vicentina