Com quase três décadas de tradição, a Oligran – Olimpíadas da UNIGRAN – chega à sua 29ª edição. Organizada pelo curso de Educação Física, o evento será realizado de 9 a 17 de maio, no campus da Instituição, e promete movimentar toda comunidade acadêmica com jogos, apresentações e um forte sentimento de integração entre todos os cursos.
Para o professor Robson Barbosa, coordenador do curso de Educação Física e responsável pela organização da Oligran, o evento transcende as quadras e se consolida como um marco institucional de convivência e protagonismo estudantil. “Quando chega a época dos jogos, a UNIGRAN inteira se transforma. É um momento de festa, de confraternização. Um período em que o espírito esportivo toma conta da comunidade acadêmica”, afirma.
As fichas de inscrições já foram distribuídas para as coordenações dos cursos e devem ser preenchidas pelos atletas e entregues na coordenação do curso de Educação Física (andar térreo do bloco 3) até o dia 28 de abril. Para as modalidades individuais, como xadrez, supino, tênis de mesa, beach tennis e tênis, a inscrição é gratuita. Para as modalidades coletivas, como futsal, vôlei, basquete, handebol e futebol suíço, o valor da inscrição é de R$ 80,00 por equipe, valor este que é destinado à cobertura de custos com arbitragem.
Também seguem abertas até o dia 25 de abril as inscrições para o concurso Garoto e Garota Oligran. A seletiva dos candidatos ocorre no dia 30 de abril e o desfile dos indicados, que faz parte do show de abertura da XXIX Oligran, ocorre no dia 9 de maio, às 19h, no ginásio da UNIGRAN.
A programação de abertura promete ser um espetáculo à parte, incluindo o tradicional desfile das delegações dos cursos, acompanhado de apresentações culturais do Vocal Celebra UNIGRAN, acendimento da pira olímpica e a performance do grupo Ginasloucos, conhecido nacionalmente por seus números acrobáticos no basquete.
Ao longo da competição, serão disputadas mais de 230 partidas em diferentes modalidades, mobilizando toda a estrutura esportiva da Instituição: quadras de vôlei, quadra de basquete, futsal, campo de futebol suíço, quadras de areia, além da quadra da escola SEI, parceira do evento, onde será realizada a modalidade de handebol. A definição dos confrontos acontecerá no congresso técnico, marcado para o dia 7 de maio.
Mais do que promover o esporte, a Oligran é, segundo o professor Robson, uma poderosa ferramenta de formação humana e acadêmica. “Ela é a oportunidade para que nossos alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, sobretudo em organização de eventos e gestão esportiva. Ela promove também esse espírito esportivo, não é só participar de uma competição, de um jogo, mas isso também é levado para a vida e para a atuação profissional. Aprender, em meio às dificuldades, a criar estratégias, criar forças, ter foco para vencer os desafios, e o esporte proporciona isso”, analisa.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

UNIGRAN lidera rankings estaduais e reafirma excelência acadêmica com nota máxima no MEC

Divulgado resultado final do MS Supera; 39% dos convocados são indígenas

Banheiro de escola pública tem 'cocô nas paredes' no Caiobá

Inscrições para Curso de Teatro em Cena do Nuac começam na próxima segunda-feira

MS reforça apoio à Educação Especial com convênios e ações estratégicas junto ao terceiro setor
Mais Lidas

O milagre de Michael Schumacher: choro e o fim do estado de coma

Bebê morta estava com costela quebrada, mordida no braço e ferimento no rosto, diz vizinha

Morre segunda vítima de acidente na BR-267, em Nova Alvorada do Sul

Rapaz é assassinado com cinco tiros pelo cunhado
