Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 3 de abril de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Educação

Mato Grosso do Sul conquista classificação ouro no Selo de Compromisso com a Alfabetização

6 Dez 2024 - 07h07Por nrodrigues

No Estado, 61 municípios receberam a certificação que valoriza os esforços das gestões e incentiva a adoção de políticas educacionais de qualidade

 

Mato Grosso do Sul recebeu a classificação ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, parte do CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada), iniciativa que visa reconhecer as boas práticas das gestões estaduais, municipais e distritais em prol da alfabetização das crianças brasileiras.

O resultado oficial foi anunciado quinta-feira (5), entretanto a cerimônia de entrega do selo acontecerá em Brasília (DF) no dia 17 de dezembro, com a presença dos articuladores estaduais que receberão o emblema como reconhecimento pelo trabalho realizado.

No Estado, 38 municípios ganharam o selo ouro, 20 conquistaram o selo prata e três o bronze. De acordo com Maria Gorete Siqueira Silva, coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SED (Secretaria de Estado de Educação), o selo é um reconhecimento das práticas pedagógicas e de gestão exitosas do estado e dos municípios na garantia do direito à alfabetização das crianças.

"Esse é o resultado de um trabalho intenso feito pela SED por meio do Programa MS Alfabetiza/CNCA, que é comprometida em garantir o direito à alfabetização plena na idade certa", afirma Gorete.

Para conquistar esse selo, as secretarias de Educação precisaram atender a uma série de pré-requisitos, apresentando documentos comprobatórios das ações realizadas. O reconhecimento está dividido em três categorias: ouro, prata e bronze.

Essa classificação não só valoriza os esforços das gestões, mas também incentiva a adoção de políticas educacionais que busquem cumprir as metas estabelecidas no PNE (Plano Nacional de Educação).

Com iniciativas como o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, espera-se um avanço significativo na qualidade da Educação e na garantia do direito à alfabetização para todas as crianças brasileiras.

Para o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, o selo é uma iniciativa que vem para premiar os esforços dos nossos profissionais da Rede Pública de Ensino como um todo, mostrando o sucesso das políticas postas em prática.

"Esse reconhecimento é resultado do trabalho intenso da Secretaria de Estado de Educação, por intermédio do Programa MS Alfabetiza e do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que demonstra um compromisso efetivo com a alfabetização no Estado. Parabéns a todos os envolvidos nessa conquista, que reflete o compromisso de MS com uma educação de qualidade", finaliza Hélio.

 

Jackeline Oliveira, Comunicação SED

Foto: Bruno Rezende/Secom

Sobre o selo

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Adersino Junior, Comunicação SED AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Abertas inscrições para Programa Raças e Etnias de MS e Selo ERER para escolas da REE
Joana Yoshida Bezerra coloca Fátima do Sul no topo em concurso nacional de desenho e redação
Procon de Mato Grosso do Sul recebe alunos durante ação em Campo Grande
Silvicultura 'abre às portas' para mulheres na universidade e contribui para o desenvolvimento suste
FOTOS: ASSESSORIA JATEÍ - DIA ESPECIAL
Em Jateí, parceria da Prefeitura leva mundo encantado do circo para crianças e comunidade

Mais Lidas

LUTO DEODÁPOLIS
Morte da querida Geise deixa tristeza e comoção em Deodápolis
Reprodução/A Gazeta NewsPolicial
Enteado mata padrasto com facão, mãe tentou impedir
FOTOS: GUSTAVO SANTANA / ASSESSORIAVICENTINA - GUERRA CONTRA DENGUE
Prefeitura intensifica trabalhos de limpeza de terrenos em diversos bairros em Vicentina
HRMS - Foto: Bruno Rezende/SecomCONCURSO PÚBLICO EM MS
Governo do Estado amplia vagas para concurso público no HRMS, confira as vagas e como fazer
FOTOS: GUSTAVO SANTANA E ELIAS FERREIRAVICENTINA - DIA MUNDIAL DO AUTISMO
Autismo: Causa vai para a rua e faz parada de luta em Vicentina