Nas próximas semanas acontecerá o retorno às aulas em muitas escolas públicas e particulares de Mato Grosso do Sul, período em que aumenta a circulação de veículos e pedestres pelas ruas, além de aumentar o número de infrações como fila dupla, crianças sem cinto ou dispositivo de segurança, estacionamento em locais proibidos, entre outros.
Por esse motivo, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) faz um alerta a todos para os cuidados ao transportar crianças. Os pais que transportam as crianças em carros devem ficar atentos aos dispositivos de segurança específicos por idade.
Para crianças até 1 ano de idade, deve ser usado o bebê-conforto fixado no banco traseiro do veículo, de costas para o motorista. Já as crianças de 1 a 4 anos de idade, devem ser transportadas em cadeirinha, fixada no banco traseiro do veículo, virada de frente para o motorista.
De 4 a 7 anos e meio de idade, o transporte é no assento de elevação, no banco traseiro, permitindo o posicionamento correto do cinto de três pontos sobre o peito e os quadris da criança. De 7 anos e meio a 10 anos de idade, as crianças podem usar cinto de segurança de três pontos, posicionado na altura do peito e dos quadris da criança, no banco traseiro. Vale lembrar que deve ser evitado parar em fila dupla.
No caso de motocicletas, é importante que o capacete seja adequado para o tamanho da cabeça da criança e que ele esteja afivelado e com a viseira fechada. A tecnóloga em Educação para o Trânsito do Detran-MS alerta que a idade mínima para as crianças serem transportadas em motocicleta é de 10 anos.
“A criança deve ter 10 anos e ter tamanho suficiente para alcançar os pedais. E nada de transportar crianças como sanduíche, entre dois adultos. O risco é muito alto”, afirma a tecnóloga em Educação para o Trânsito do Detran-MS, Lidiana Freitas.
Se as crianças fazem o trajeto para escola a pé ou de ônibus, é importante verificar a segurança do percurso e ensinar as crianças a transitar pelas calçadas, sempre que possível e atravessar na faixa de pedestre.
“Os condutores também devem ficar atentos com as crianças circulando. O trânsito é um espaço de todos, inclusive das crianças, por isso temos que ser cuidadosos”, enfatiza Lidiana Freitas.
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Foto: Bruno Rezende/Arquivo/Secom
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Entrega de reforma da Escola Amando de Oliveira reforça compromisso de MS com a educação de qualidad

Conscientização sobre saúde única mobiliza estudantes e população rural em ação da SES

Confira algumas FOTOS da entrega de Ovos da Páscoa para crianças da REME em Vila Rica

Com mais de R$ 19,8 milhões em investimentos, Governo de MS entrega reformas de escolas em Corumbá

UNIGRAN lidera rankings estaduais e reafirma excelência acadêmica com nota máxima no MEC
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Jovem morre 102 dias depois de contrair virose na praia

Telenet e prefeituras de Glória de Dourados e Ivinhema realizam doação de uma tonelada de peixe

Família de Fátima do Sul faz apelo por vaga em hospital de Dourados para paciente em estado grave

Deodápolis se despede de Francisco e Vagner, informa a Pax Oliveira
