Menu
GOVERNO FEVEREIRO 2025 DENGUE 02
quarta, 5 de fevereiro de 2025
GOVERNO FEVEREIRO 2025 DENGUE 02
Busca
Busca
economia

Gol faz voo usando óleo de cozinha reciclado

Tecnologia pode reduzir em até 80% a emissão de gases de efeito estufa

23 Out 2013 - 17h48Por R7

Decolou no início da tarde desta quarta-feira (23) o primeiro voo comercial brasileiro com bioquerosene, partindo do Aeroporto de Congonhas (São Paulo) com destino ao Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek (Distrito Federal). A operação com combustível renovável, feita pela companhia Gol Linhas Aéreas, pode reduzir em até 80% a emissão de gases de efeito estufa.

A companhia aérea espera disponibilizar cerca de 200 rotas com essa tecnologia durante a Copa do Mundo de 2014. O evento marca o Dia do Aviador, celebrado na data em que Santos Dumont fez o primeiro voo em um avião.

De acordo com a Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas), o combustível de aviação representa, atualmente, cerca de 43% do custo das passagens aéreas. A curto prazo, no entanto, essa mudança não deve repercutir no valor da tarifa.

O presidente da Gol Paulo Kakinoff explicou que o objetivo é que o combustível seja disponibilizado em grande escala e, com isso, seu preço caia.

— Com maior adesão a esse tipo de programa, acompanhado de políticas públicas, a tendência é que haja um ganho de escala a ponto de fazer com que esse combustível tenha um custo equivalente ao de origem fóssil. Para nós, já seria uma grande conquista. Essa é a meta do primeiro momento.

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, considera que ainda é cedo para definir uma política pública de incentivo à utilização de biocombustível na aviação.

— A consequência que queremos é que essas melhorias signifiquem custos menores, mas é cedo para definir como vamos operar para que essa experiência, que já é viável, seja coletivamente utilizável. Esse é o objetivo da política que vai ser formulada a partir de agora.

Ele esclareceu que, inicialmente, a proposta foi garantir um padrão de sustentabilidade que melhore a vida no planeta. A tecnologia do biocombustível, exclusiva para a aviação, foi desenvolvida pela empresa norte-americana Amyris, com filial no Brasil, e não necessita de nenhum ajuste do maquinário do avião.

O professor do curso de engenharia química da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Donato Aranda, afirmou que a tecnologia traz um novo paradigma à aviação.

— O bioquerosene é uma mudança de paradigma. Você passa a ter, a exemplo do carro a álcool e veículos de biodiesel, também os aviões com essa possibilidade

O processamento do combustível do voo de hoje utilizou uma mistura de óleos vegetais, incluindo o de milho e o de cozinha já usado.

O primeiro voo com essa tecnologia em caráter experimental foi feito no ano passado, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a  Rio+20.

— De todos os biocombustíveis, esse é o mais novo. E para a adoção de um parâmetro novo na aviação, a segurança exigida é quatro vezes maior do que qualquer outro veículo. É uma tecnologia mais sofisticada.

Foram pelo menos cinco anos de estudos até que fossem concluídas as validações de especificações técnicas pela indústria aeronáutica e órgãos como a ASTM Internacional (um órgão norte-americano de normalização, originalmente conhecido como American Society for Testing and Materials) e a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

BELLA VITA RESIDENCE - EM FÁTIMA DO SUL FÁTIMA DO SUL - BELLA VITA RESIDENCE
Bella Vita Residence, além de playground completo para as crianças, contará com um Pet Place
FOTO: GUSTAVO SANTANA / ASSESSORIA VICENTINA - SAÚDE DE QUALIDADE
Na busca da Saúde sem filas: Ação da Prefeitura coloca Vicentina na era da telemedicina
Mais de R$ 25 milhões em obras vão chegar ao interior de MS, levando qualidade de vida e desenvolvim
COMUNICAÇÃO AGEPEN / MS AÇÕES DA AGEPEN
Presídios de MS recebem oficinas laborais para capacitação profissional de detentos e prestação de s
Comunicação Sanesul AÇÕES DA SANESUL
Ligação da rede de esgoto antes da hora causa transtornos em cidades de Mato Grosso do Sul

Mais Lidas

Plantão
Investigação revela premeditação em feminicídio de Karina Corim (Vídeo)
DEODÁPOLIS - ACIDENTE
Caminhonete capota após colisão com carro casal fica ferido em acidente em Deodápolis
Região
Caminhão perde o freio e causa acidente envolvendo dois carros na BR-163
Região
Acaba de falecer Karina Corim a segunda vítima do ataque brutal de ex assassino em Caarapó-MS
Região
Tragédia em Caarapó: Aline Rodrigues não sobrevive a ataque violento