Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 26 de novembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
ROTA BIOCEÂNICA

Comitê da Rota Bioceânica apresenta avanços e debate os desafios do corredor logístico

7 Jun 2024 - 08h01Por Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc

O Comitê Estadual da Rota Bioceânica (CEG ROTA) realizou na quinta-feira (6) sua primeira reunião ordinária para debater assuntos relacionados a estruturação e governança da nova rota logística que vai ligar os oceanos Atlântico ao Pacífico.

O andamento das obras do corredor bioceânico, os avanços da Ponte Internacional que liga Porto Murtinho a Carmelo Peralta e tem mais de 50% executada, o acesso de 13,6 km do lado brasileiro ligando a BR-267 à obra e o centro alfandegário, que deve ter início em dois meses, e o desenvolvimento das estradas essenciais do lado paraguaio, foram algumas das pautas do dia.

Os desafios para implementação da Rota, como a questão aduaneira, os gargalos logísticos, econômicos e ambientais e plano gestor para desenvolvimento das cidades impactadas também foram tratados entre os participantes.

A reunião foi presidida pelo secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, e contou com a participação das entidades que compõem o comitê como Sebrae, Faems, DNIT, OCB, SEAD, Sejusp, PGE, Fiems, Fecomércio, Assomasul, UEMS, Setlog, Famasul, Prefeitura de Campo Grande, Secretaria de Saúde, entre outros.

O Comitê foi instituído por meio de decreto do governador Eduardo Riedel, no início do ano e é responsável por estabelecer diretrizes, governança e desenvolvimento da Rota no Estado, com políticas, ações e iniciativas sustentáveis que "propiciem avanços regionais multidimensionais e estimulem investimentos, conectando o Mato Grosso do Sul e o Brasil e outros países".

O titular da Semadesc destacou que dada a relevância estratégica que a Rota Bioceânica tem no desenvolvimento no futuro de Mato Grosso do Sul representando uma mudança geopolítica e econômica o Governo colocou o projeto como prioritário.

"O governador Eduardo Riedel tem destacado isso em toda captação de investimento, do ambiente competitivo do Estado que é ser a Porta da Rota Bioceânica. Por isso criamos um comitê específico, primeiro para internalizar em todos os entes estaduais, que todas as secretarias possam exatamente conhecer o impacto da rota e obviamente possam dentro do seu segmento buscar executar ações para sua implementação", comenta Verruck.

Paulo Henrique Leitão, presidente do Consórcio Pybra - responsável pela construção da ponte -, destacou que ao final de maio mais de 50% da obra da ponte dos dois lados estava concluída. São mais de 150 trabalhadores diretos e cerca de 450 indiretos.

Já o superintendente do DNIT em Mato Grosso do Sul, Euro Varanis, falou sobre a construção do acesso de.13,6.km que liga a BR-267 até a ponte Internacional. Segundo ele a obra de pouco mais de R$ 472 milhões já está licitada e a previsão é de que tenha início até agosto.

Participação

O encontro contou com a presença do secretário de Estado de Obras,  Hélio Pellufo, de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Semadesc, Rogério Beretta, que puderam ver quais os impactos que a Rota trará aos municípios e nas regiões e elaborar ações dentro das pastas.

Outro ponto foi trazer para dentro da discussão da Rota, o setor privado. "Tivemos hoje também a participação de várias instituições do setor privado. Então acho que esse é o objetivo principal", completou.

O secretário ainda enfatizou que o CEG Rota terá reuniões ordinárias, sendo que a próxima vai acontecer em novembro. "Vamos aprofundar em cada um desses temas para exatamente como é que o Mato Grosso do Sul possa maximizar seu aspecto de desenvolvimento econômico e social em relação a implantação da Rota Bioceânica", finalizou.

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
SEGUNDOUUU: Confira às OFERTAS e SORTEIOS vigentes no Jorge Mercado Atacarejo em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS da Segunda da LIMPEZA e sábado terá o Dia J no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Foto: José Cruz/Agência Brasil/Arquivo ABONO SALARIAL
Abono Salarial: até quando pode sacar? Saiba quem tem direito
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS do SÁBADO do PETISCO e da SEMANA no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Esquenta Pré Black Friday já tá rolando no Jorge Mercado Atacarejo; veja às OFERTAS em Fátima do Sul

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL - AFOGAMENTO
Homem desaparece no Rio Dourados ao salvar criança em princípio de afogamento
GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Jovem morta em acidente é identificada e amigos se despedem nas redes sociais em Glória de Dourados
Policial
Jovem de aproximadamente 20 anos morre em grave acidente na Rua da Cassava, em Glória de Dourados
VICENTINA DE LUTO
Vicentina se despede de Gilmar de Souza Gonçalves, Paz Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Reprodução/FacebookFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Morte de estudante comove moradores e Escolas divulgam Nota de Pesar em Fátima do Sul