Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 8 de janeiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
HISTORIA POLITICA DO MS

O plano Collor e as eleições de 1990 em MS, por Wagner Cordeiro Chagas

Apresento aqui o quarto artigo da série sobre as eleições gerais em Mato Grosso do Sul, neste verso sobre o pleito eleitoral de 1990.

4 Set 2018 - 16h56Por Redação Fatima News

Apresento aqui o quarto artigo da série sobre as eleições gerais em Mato Grosso do Sul, neste verso sobre o pleito eleitoral de 1990. Aquela disputa aconteceu sob a influência de dois contextos: um a nível nacional e outro a estadual. O primeiro diz respeito ao início do governo Fernando Collor de Mello (PRN), o mais jovem chefe da República brasileira, eleito aos 40 anos de idade, em disputa acirrada com o ex-operário e deputado federal Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1989.

Empossado no dia 15 de março de 1990, o presidente surpreendeu a nação ao apresentar o Plano Collor, que, entre outras medidas, confiscou o dinheiro da poupança de significativa parcela dos brasileiros. O governo alegava que era uma medida dura para derrubar a inflação descontrolada herdada do governo José Sarney (PMDB). O plano fez os preços caírem por alguns meses, mas ao mesmo tempo gerou uma grave recessão econômica, pois sem dinheiro em circulação, empresas e fábricas diminuíram a produção e isso gerou demissões.

Em âmbito estadual, Mato Grosso do Sul era administrado por Marcelo Miranda Soares (PMDB), que, devido a vários fatores, enfrentava problemas de gestão, como atraso no pagamento de salário de servidores públicos. Além da popularidade baixa, o governador experimentava uma crise política devido ao rompimento dos irmãos Wilson Barbosa Martins e Plínio Barbosa Martins com seu grupo e partido.

No entanto, pouco tempo depois, conforme a historiadora Marisa Bittar, quando Marcelo Miranda declarou apoio a candidatura de Gandi Jamil (PDT) ao governo, o senador Wilson Martins (PSDB) articulou e colocou sua filha Celina Jallad (PMDB), como candidata a vice-governadora naquela chapa. O PMDB que desde 1982 era a cabeça de chapa, nesta eleição ocupava uma posição de menor destaque.

Nesse contexto, eis que reapareceu o ex-governador Pedro Pedrossian como candidato ao Executivo estadual. Nas eleições presidenciais de 1989 ele foi o maior apoiador de Fernando Collor no estado. Em contrapartida, Collor deu total apoio a Pedro Pedrossian na campanha de 1990. Dessa forma, a disputa ao governo se deu entre o engenheiro civil Pedro Pedrossian (PTB), o empresário e então deputado federal Gandi Jamil (PDT) e o advogado Manoel Bronze (PT). Desta vez as eleições não ocorreram no dia 15 de novembro, como em 1986 e 1982, pois, como determinava a Constituição de 1988, seria no primeiro domingo de outubro. Pedro Pedrossian, famoso no antigo Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul por realizar grandes obras públicas, venceu no primeiro turno.

Para a Câmara dos Deputados foram eleitos: Marilu Guimarães, José Elias Moreira e Nelson Trad, todos do PTB. Do PST: Flávio Derzi e Waldir Guerra. 3 partidos elegeram 1 nome cada, Elísio Curvo (PRN), George Takimoto (PFL) e Valter Pereira (PMDB).

Wagner Cordeiro Chagas

Mestre em História pela UFGD e professor. Pesquisa sobre história política de MS desde 2007 e é autor do livro As eleições de 1982 em MS (Life Editora/2016).

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com gás a R$ 91,99, confira as OFERTAS e SORTEIOS vigentes do Jorge Mercado em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS da SEMANA e QUARTA VERDE do Mercado Julifran em Fátima do Sul
EDUCAÇÃO INTEGRAL
Educação Integral: matrículas abertas para 2025 na Escola Estadual Vila Brasil de Fátima do Sul
Homem é preso por tráfico de drogas em Deodápolis
LOJA ADELUZ
Adeluz fotos xerox impressão inova atendimento com apresentadora de eventos

Mais Lidas

Fotos: João Garrigó e Ewerton FerreiraAÇÕES DO GOVERNO DE MS
Ponte sobre o Rio Dourados transforma a vida dos moradores de Porto Vilma e homenageia ícone da regi
Região
Adolescente de 13 anos morre afogado ao tentar salvar amigas
FOTO: REDES SOCIAISMORTE A ESCLARECER
Jovem é encontrado em estado de decomposição em residência
Economia
Assembleia MS Sanciona Lei de Proteção ao Dourado nos Rios de Mato Grosso do Sul
PROCESSO SELETIVOPROCESSOS SELETIVOS EM MS
Processos seletivos são anunciados em mais 04 prefeituras de MS; confira todos