Por conta de notícias inverídicas espalhadas por indivíduos em grupos de aplicativos de mensagens (WhatsApp) sobre falsa cobrança para emissão da nova Carteira de Identidade, o Sindicato dos Peritos e Peritas Papiloscopistas de MS (Sinpap/MS), está emitindo um alerta para toda comunidade do Estado. A entidade condena aproveitadores e disseminadores de fake news e informa que a identidade atual é válida até 2032, ou seja, por mais de 8 anos.
A papiloscopista Danielle Bueno (foto), presidente do Sinpap/MS afirma que o sindicato repudia as fakes news e desinformações deliberadamente compartilhadas, que visam induzir a população a erro com o repasse de informações inverídicas sobre a confecção do novo documento de identidade. “Ressaltamos que o sindicato tomará as providências necessárias em relação a divulgação de informações falsas.
Também estamos vigilantes quanto a eventuais desacatos cometidos contra os servidores públicos que estão lotados nos Postos de Identificação, motivados justamente em razão de propagação de informações inverídicas”, comenta a presidente.
Danielle Bueno faz questão de ressaltar que a população se informe, acesse e acompanhe somente os sites e veículos de informações oficiais do Estado. A dirigente informa que todo o processo é feito por agendamento, de forma antecipada, e somente na página da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), no endereço eletrônico www.servicos.sejusp.ms.gov.br.
A verdade sobre o Novo RG – A emissão é gratuita e se trata de primeira via, pois é um novo modelo nacional. Mesmo para quem já possui RG no Mato Grosso do Sul, trata-se de primeira via. O agendamento é aberto todo final de mês para o mês subsequente. São abertas mais de 1000 vagas por dia. ão existe prazo mínimo para agendamento. A primeira emissão é e continuará sendo gratuita. O Novo documento adota o CPF como numeração única. O RG atual continua válido até 2032.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar