O município de Chapadão do Sul foi destaque nacional do Globo Repórter da semana passada na Rede Globo, devido ao desenvolvimento econômico, alicerçado principalmente na agricultura, que usa tecnologia de ponta para tornar a região a “Capital Agrícola do Estado”. Também chamaram a atenção da reportagem a qualidade de vida da população; o planejamento físico da cidade e destaques na educação e infraestrutura da cidade. O prefeito Dr. Felipe diz que o reconhecimento ajuda a atrair novos investimentos e gerar mais empregos na cidade.
Com uma população de pouco mais de 21 mil habitantes, um hospital público, duas universidades e um dos melhores cursos de agronomia do País, com aulas práticas nas lavouras e modernos laboratórios, Chapadão do Sul foi apresentada como uma terra de oportunidades para novos investidores em todas as áreas.Descrição: https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif
“Nossa cidade cresce e nossa administração luta dia a dia para dotá-la de toda infraestrutura necessária para que tenha um crescimento ordenado e com qualidade devida para seus moradores”, afirma o prefeito Dr. Luiz Felipe Barreto, que está há pouco mais de 10 meses na administração do município, que pela primeira vez está recebendo as obras de rede de esgoto. Um de seus méritos políticos junto ao Governo de Mato Grosso do Sul e à Sanesul.
A reportagem contou um pouco da história da formação do município que em 21 de abril de 1962 recebeu seus primeiros moradores trazidos pelo corretor de imóveis e aviador Júlio Alves Martins, do Rio Grande do Sul. Apresentou também as ruas e avenidas largas que abrigam residências de um povo forte e trabalhador.
Outro destaque da cidade foi para a educação. As escolas municipais são modernas, com salas amplas, arejadas e reformadas e a cidade conta também com duas universidades, a Fachasul – Faculdade de Chapadão do Sul, com os cursos de Administração e Contabilidade e a UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal.
Conta também com cursos técnicos em Enfermagem e Segurança do Trabalho, ministrados pelo Ceprosul. Com essa estrutura educacional, a cidade facilita a vida da maioria dos jovens que não precisam deixar o município para estudar.
O centro de pesquisa, fundado há 16 anos, também ganhou espaço na reportagem. Os produtores, que investiram na época, R$ 35 mil, hoje esse centro recebe anualmente em torno de R$ 3 milhões para desenvolver os mais variados trabalhos em benefício do campo. Exemplo disso é a luta contra uma lagarta da soja. Os pesquisadores já desenvolveram um fungo capaz de combater essa praga que ataca as lavouras de soja da região.
Chapadão do Sul produz uma das melhores fibras de algodão do mundo. A área cultivada no município é de 10 mil hectares e a soma da produção da região é de 65 mil hectares plantados com essa cultura. Outras culturas como soja, milho, cana de açúcar, girassol e sorgo, também são largamente produzidas na região que cresce a cada dia.
A somatória de todas essas riquezas, no campo e na cidade, proporciona a Chapadão do Sul um dos melhores IDH – Índice de Desenvolvimento Humano do País.
O prefeito Dr. Felipe disse que a administração municipal tem consciência desse crescimento excepcional da região e que por isso trabalha para dotar a cidade de toda infraestrutura necessária para alicerçar esse crescimento. “Temos cuidado inclusive das nossas estradas rurais e pontes para facilitar o escoamento de nossa produção agropecuária e industrial, além de proporcionar também segurança para as nossas crianças que transportamos diariamente para as escolas”, afirmou o prefeito.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar