Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 23 de novembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Liderança comunitária raiz, dona Ruth é movida pelo trabalho ao próximo há décadas

6 Mai 2024 - 05h00Por Paula Maciulevicius, SEC

Quem vê os cabelos brancos e o sorriso aberto da dona Ruth Alves Teixeira, de 75 anos, sente de longe que ali tem história. Há décadas trabalhando pela comunidade, não tem quem não a cumprimente e diga "essa é das antigas".

Uma das primeiras moradoras do conjunto dos Rouxinóis, em Campo Grande, Ruth iniciou a trajetória na liderança comunitária ao lado do então marido, que fundou a associação no bairro.

Evento realizado no dia 1° de maio – quando foi destinado recurso para ampliação e

reforma do prédio da Umam -, reuniu lideranças comunitárias de Campo Grande

"Entrei para ajudá-lo, aí fundei o clube de mães, a União Campo Grandense de Clube de Mães e Associações Comunitárias de Mulheres de Mato Grosso do Sul, fiz parte da Umam (União Municipal das Associações de Moradores)", lembra.

Foram anos ininterruptos dedicados ao bairro, incluindo eleger duas sucessoras, e estruturar clube de mães por todo o estado de Mato Grosso do Sul.

Ruth Alves é uma das mais antigas lideranças comunitárias e aos 75 anos segue firme cumprindo a promessa de trabalhar pelo bairro

"É muito importante o trabalho de uma líder comunitária, porque a gente incentiva as mulheres, leva oportunidade para os bairros, vê o que elas precisam, leva cursos profissionalizantes. Tivemos várias mulheres que fizeram cursos e arrumaram trabalhos", conta.

A felicidade em ajudar o próximo, em especial às mulheres, é o que move até hoje dona Ruth. Na pandemia, a líder teve covid e passou 42 dias internada. "Fiquei muito mal, e eu sentia muita falta do meu trabalho. Pedi muito a Deus que, se fosse da vontade dele, me tirasse dali para que continuasse, e hoje eu continuo, graças a Deus, cumprindo uma promessa", comemora.

Cidadania

Em Mato Grosso do Sul, a cidadania tem trabalhado para fortalecer o movimento comunitário nos 79 municípios como política pública de Estado.

Com uma pasta voltada ao tema, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), leva aos municípios o Perifeirarte, projeto que forma lideranças e incentiva a regularização das associações de bairros.

A secretária de Estado de Cidadania, Viviane Luiza, o governador, Eduardo Riedel, e o presidente da Umam, José Gondim

O líder comunitário tem um dia nacional - comemorado hoje (5) - definido pela Lei n. 11.287, de 2006, que registra o papel relevante das lideranças, como ponte entre os anseios da comunidade e o poder político.

Para o subsecretário de Assuntos Comunitários, Jairo Luiz da Silva, este olhar do Governo do Estado para as lideranças é essencial no fortalecimento do trabalho. "A Subsecretária dá os parabéns aos líderes comunitários pelo dia. Afinal, são vocês que conhecem as principais necessidades da comunidade e faz este caminho até o poder público".

Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, destaca que o protagonismo dos líderes comunitários, e o trabalho de excelência realizado na ponta. "São eles os instrumentos, junto com todos os moradores, para reunir as demandas dos bairros. A Secretaria de Estado da Cidadania vem trabalhando como um instrumento desses líderes comunitários para que tenhamos a efetivação das políticas públicas".

A Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários está localizada na Av. Mato Grosso, 5778, Jardim Veraneio, em Campo Grande.

O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O e-mail para contato é comunitario@sec.ms.gov.br e o telefone (67) 3323-7229.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

FOTO: REDES SOCIAIS DESAPARECEU
Família procura cabo do Exército desaparecido há 11 dias
Polícial
Corpo em decomposição é encontrado ao lado de carro na MS-112
Mandados foram cumpridos em cinco cidades, entre elas, Dourados; Foto: Divulgação/PC
Operação prende policial aposentado condenado e mais 10 por estupro
Socorro foi feito pelo SAMU Policial
Jovem é espancado e levado para UPA após briga por dívida de droga
Karina Lima, Comunicação Setesc *Com informações da assessoria de imprensa do TransCine
Com apoio do Governo de MS, projeto TransCine leva cinema ao ar livre para Ribas do Rio Pardo

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede da guerreira Elizete da Paz, família informa sobre velório e sepultamento
DivulgaçãoTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Grave acidente na BR-262 mata casal de médicos e filho de 4 anos
Caminhonete do prefeito de Sonora parou às margens da rodovia (Foto: Idest) ACIDENTE NAS ESTRADAS
Prefeito de cidade de MS e esposa são socorridos após camionete capotar
GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Glória de Dourados se despede de Carlos Djalma Aquino, Paz Oliveira informa velório e sepultamento
SALÁRIO NA CONTA - Foto: Álvaro RezendeJÁ TEM DATA
Data marcada: Servidores estaduais vão receber o 13º salário em dezembro; saiba quando