Por aqui ainda não podemos ver Reynaldo Gianecchini pelo visor do celular, mas já há operadoras oferecendo imagens de TV pelo telefone. A Vivo, por exemplo, lançou em março um serviço em que o assinante pode acessar noticiários e programas de entretenimento da TV Terra. Uma das atrações é o Esportes Show, comando por Wanderley Nogueira.
Também é possível ver pelo celular imagens do trânsito de São Paulo e baixar trailers de longas-metragens. O próximo passo da operadora é conseguir levar para o telefone conteúdo de emissoras de TV aberta. A tecnologia já está disponível, mas as negociações com as redes ainda estão atravancadas. A Globo, por exemplo, exige exclusividade da operadora que quiser transmitir seu conteúdo.
A Tim promete disponibilizar em alguns dias um sistema que permite transmitir pelo celular programas de emissoras abertas e a cabo, veiculados em tempo real pela televisão. Essa tecnologia chama-se móbile TV. Algumas emissoras, como a MTV, já fecharam negociação para a transmissão de seu conteúdo via telefone para os usuários da operadora, mas ainda faltam alguns acertos para que o serviço entre em vigor.
Vale lembrar que nada disso será de graça. O usuário pagará para acessar esses conteúdos da TV, ou por mensalidade, ou por minutos acessados.
Estadão
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar