Com o objetivo de alcançar a população idosa, residente em locais de difícil acesso, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, prevista para ser encerrada hoje, foi prorrogada até o dia 25 de maio. O último levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizado ontem (3), aponta 103.500 pessoas vacinadas, número correspondente a 60% do total da população com mais de 60 anos em Mato Grosso do Sul.
A Campanha teve início no dia 23 de abril com a meta de vacinar 70% dos idosos do país, aproximadamente, 11,2 milhões de pessoas. A gerente técnica da coordenadoria de Imunização da SES, Kátia Mougenot, afirma que em Mato Grosso do Sul, nesses nove anos de realização da campanha, a meta sempre foi alcançada: “o maior desafio é conseguir a homogeneidade da cobertura, fazendo com que todos os municípios atinjam esse alvo”, ressalta.
A vacinação pretende reduzir a incidência da gripe entre os idosos e as complicações respiratórias que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. A gerente alerta para a importância da imunização e esclarece que a vacina não provoca reações, causando gripe depois de ser aplicada; quando aparece algum sinal da doença é em razão do vírus ter sido contraído em um período anterior.
A vacina contra o vírus influenza – causador da gripe – está disponível nas unidades básicas de saúde, unidades de Saúde da Família e também em postos volantes, para alcançar populações em locais de difícil acesso, com limitações físicas ou que residem em casas geriátricas e asilos nos 78 municípios de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, a prefeitura disponibilizou o número telefônico 3314-3099 para solicitações de deslocamento da equipe de vacinação até a casa de idosos que estejam acamados.
O próximo balanço da vacinação contra o vírus Influenza em Mato Grosso do Sul será divulgado pela SES no dia 10 de maio (quinta-feira).
Vacinação indígena
Outra campanha de vacinação em massa acontece nas aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul, também, até 25 de maio. A multivacinação, iniciada no dia 23 de abril, pretende imunizar cerca de cinco mil indígenas por meio de um trabalho integrado das três esferas de governo – união, estados e municípios – com o objetivo de vacinar adultos e crianças, a partir dos seis meses, contra a gripe e colocar o esquema vacinal em dia.
Além das doses contra o vírus Influenza, são disponibilizadas as vacinas contra a Poliomelite, BCG, Hepatite B, a Tetravalente (contra Difteria, Tétano, Coqueluche e doenças, como a meningite que é a mais perigosa, causadas pela bactéria Haenophilus influenzae), Rotavírus, Febre Amarela e a Tríplice Viral (contra Sarampo, Rubéola e Caxumba). As doses contra a Varicela e Pneumonia atendem a população indígena com menos de cinco anos de idade e mais de 60. Kátia Mougenot salienta que essas vacinas ficam disponíveis para essa população durante todo o ano, o mês de campanha tem o intuito de intensificar a mobilização, buscando as famílias ainda não imunizadas.
TV Morena
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar