Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 5 de fevereiro de 2025
GOVERNO FEVEREIRO 2025 DENGUE 02
Busca
Busca
Brasil

TCE/MS ministra palestra sobre a LRF em de Glória de Dourados

27 Mai 2010 - 06h40Por Demerval Nogueira / Fátima News

O município de Glória de Dourados ofereceu aos funcionários públicos, principalmente aqueles que militam na área contábil, tributação e os demais voltados para este campo da administração, palestra com durabilidade de dois dias, para dimensionar e esmiuçar determinadas operações que dispõem dos princípios regulamentares das leis que regem a contabilidade pública em nosso país.

 

 

A palestra aconteceu no Centro de Múltiplo Uso (CMU), com as participações dos assessores de gabinetes do TCE/MS, Gersino José dos Anjos e Donizete Holsbach Cunha, que fizeram vasta explanação de como trabalhar de forma coordenada e preestabelecida através das leis vigentes, leis que regulamentam e fornecem orientações obrigatórias para o bom desempenho das atribuições contábeis e fiscalizadoras.

 

 

No transcorrer da palestra foram discutidos os quatro pilares da Lei nº. 101, de 4 de maio de 2000, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é uma lei que tenta impor o controle dos gastos de estados e municípios combinando à capacidade de arrecadação de tributos desses entes políticos. Também uma reflexão sobre o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), assegurados na Lei de Responsabilidade Fiscal. O palestrante Gersino disse que os quatro pilares são representados pelo Planejamento, que inclui o PPA, LDO e LOA; Controle Interno e Social; Transparência e Publicidade e a Responsabilização.

 

 

O Plano Plurianual (PPA) está previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 que dispõem sobre as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo executivo ao longo de um período de quatro anos. Sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA), lei padronizada, e se aplica à União, Estados e Municípios, contém a discriminação da receita e da despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e os programas de trabalhos dos respectivos governos, reunindo em um único total, todas as receitas, por um lado, e as despesas, de outro, formando a chamada ‘Peça Orçamentária’, pelo período de um ano.

 

 

A Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) tem como principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos, da seguridade social e de investimentos do poder público, incluindo os poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como as empresas públicas e autarquias. Busca sintonizar a Lei Orçamentária Anual (LOA), com diretrizes, objetivos e metas da administração pública estabelecidas no Plano Plurianual (PPA). O secretário municipal de Gestão Pública (Segepu), Dr. Luiz Gomes de Souza destaca, “a missão do Tribunal de Contas é garantir o controle externo da gestão dos recursos públicos, mediante orientação, fiscalização e avaliação de resultados, visando à qualidade dos serviços em benefício da sociedade. Por isto, nosso propósito de realizarmos este seminário de esclarecimentos e qualificação profissional”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Trânsito Violênto
Idoso de 88 anos morre atropelado por motoboy que empinava moto na zona norte de SP (Vídeo)
Adobe Stock BRASIL
O Futuro dos Cassinos Online no Brasil e o Impacto da Nova Regulamentação
Influenciadora de conteúdo adulto morre após cair de varanda de hotel; polícia investiga o caso
Itens da cesta básica apresentam variação de até 200% em Campo Grande
Ação Solidária
Ajude na restauração da residência da técnica de enfermagem Luci em Fátima do Sul

Mais Lidas

Plantão
Investigação revela premeditação em feminicídio de Karina Corim (Vídeo)
DEODÁPOLIS - ACIDENTE
Caminhonete capota após colisão com carro casal fica ferido em acidente em Deodápolis
Região
Caminhão perde o freio e causa acidente envolvendo dois carros na BR-163
Região
Acaba de falecer Karina Corim a segunda vítima do ataque brutal de ex assassino em Caarapó-MS
Região
Tragédia em Caarapó: Aline Rodrigues não sobrevive a ataque violento