Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 2 de janeiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

STF julga quarta-feira ação sobre pensão de Zeca do PT

16 Abr 2007 - 04h45
Foi marcado para a próxima quarta-feira, dia 18 de abril, o julgamento pelo plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) da ação em que o Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) questiona a lei que recriou em Mato Grosso do Sul a pensão vitalícia para os ex- governadores do Estado. A pensão, que havia sido extinta na década de 89, foi ressuscitada por uma lei aprovada nos últimos dias do governo de Zeca do PT, que seria diretamente beneficiado.

O processo, protocolado em janeiro, teve o trâmite acelerado pela presidente do STF, ministra Ellen Gracie, já quando deu entrada, em despacho em que ela considera a matéria de urgência. Por isso mesmo, não houve apreciação do pedido de liminar para suspensão da pensão, pela ministra relatora, Carmem Lúcia Rocha, com o caso indo direito à votação dos 11 ministros que foram o pleno da Corte.

Todos os ministros receberam esta semana, na terça-feira, o documento em que a relatora dá seu voto sobre o assunto. A ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) havia sido inclusa na pauta temática sobre servidor público, seguindo a tendência que o Supremo adota já há alguns anos de fazer votações por assunto. Há na casa um outro processo análogo, questionando uma lei que beneficia ex-governadores do Amazonas, além de mais 13 processo relativos a servidor com o subtítulo “vencimentos e vantagens”. A ministra Carmem Lúcia solicitou na segunda-feira uma data para que o caso fosse ao julgamento do plenário do Supremo.

Pareceres - Tanto a AGU (Advocacia Geral da União) quanto a PGR (Procuradoria Geral da República) já se manifestaram favoravelmente ao pedido da OAB para que a lei seja considerada inconstitucional. Os argumentos foram parecidos. Um deles é que já houve apreciação semelhante, referente à criação de benefício aos ex-governadores no Estado do Pará, na Constituição daquele Estado, já considerado ilegal. Outro ponto citado é a não existência, na Constituição Federal, de previsão sobre benefícios a ex-governadores. Para defensores da ação, isso seria uma brecha para que a pensão fosse criada. Para os críticos, porém, o silêncio da lei maior do País não dá o direito aos estados de agirem com autonomia irrestrita.

O governo estadual não vinha pagando a pensão ao ex-governador Zeca do PT, que foi à Justiça e consegui uma decisão favorável, no dia 24 de março. O Estado já foi intimado a cumprir a decisão. Não há confirmação se o pagamento foi feito.
 
 
 
 
Dourados News

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

RÉVEILLON NO BRASIL
Réveillon chegando! Veja 8 cidades com festas incríveis e gratuitas
FOTO: LIVE BONITO INFORMA LIVE DIRETO DE BONITO
Balneário de Bonito (MS) lotado, fim de ano chegou, assista na LIVE
Equipe durante buscas; Foto: Reprodução/Ricardo Brandão
Mais um corpo é resgatado após queda de ponte; mortes chegam a 10
SALÁRIO MÍNIMO 2025
Novo salário mínimo será de r$ 1.518,00 a partir desta quarta; aumento real
Tragédia em Poços de Caldas: Enfermeira é morta pelo marido após revelar demissão

Mais Lidas

(Reprodução: Leitor Midiamax e Redes Sociais)TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Casal morre em acidente envolvendo 03 carros horas antes da virada do ano
Ermeson ROMPE acordo político garante vitória de Ronaldo do Lanche em disputa acirrada pela presidência da Câmara de Fátima do Sul. (FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA)FÁTIMA DO SUL - NOVO PRESIDENTE
Ermeson rompe acordo e Ronaldo do Lanche vai presidir Câmara de Fátima do Sul
FOTOS: DHIONE TITO / JORNAL FÁTIMA NEWSFÁTIMA DO SUL - GANHADORES
Confira quem foram os GANHADORES dos prêmios do Aniversário de 23 anos do Mercado Julifran
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - DINHEIRO EM CAIXA
Ilda Machado encerra mandato com dinheiro depositado para obras em andamento e R$ 6 milhões em caixa
Plantão
Van do grupo Zíngaro se envolve em acidente em trecho de rodovia em obras a caminho de Jateí