Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 18 de outubro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Solos contaminados serão recuperados por biorremediação

7 Jan 2011 - 17h38Por Agêcia Notisa

Mesmo com toda a fiscalização existente, ainda são muitos os casos de contaminação do meio ambiente por resíduos industriais. Esses resíduos atingem solos, rios, lençóis freáticos, entre outros, prejudicando a vida de milhares de pessoas direta ou indiretamente. De acordo com cientistas da Unicamp, uma vez que tais acidentes ocorrem, a única forma de resolver o problema é tentar recuperar as áreas contaminadas, através de técnicas de remediação.

“Os frequentes derramamentos de petróleo e seus derivados registrados em solos brasileiros vêm motivando o desenvolvimento de novas técnicas que visam, principalmente, a descontaminação dessas matrizes. São técnicas, físicas, químicas e biológicas, usadas para remoção ou a degradação de petróleo derramado e para a redução de seus efeitos sobre o ecossistema, especialmente os tóxicos”, explicam Juliano Andrade e colegas no estudo “Biorremediação de solos contaminados por petróleo e seus derivados”, publicado em setembro de 2010 na revista Eclética Química.

Eles mostram que, dentre as técnicas desenvolvidas, a "biorremediação" vem se destacando como uma alternativa viável e promissora para o tratamento de solos contaminados por petróleo e seus derivados. De acordo com os especialistas, de modo geral, a biorremediação baseia-se na degradação bioquímica dos contaminantes por meio da atividade de microorganismos presentes ou adicionados no local de contaminação.

“Geralmente, os microorganismos utilizados são bactérias, fungos filamentosos e leveduras. Eles são importantes em função de seus efeitos bioquímicos e por destruírem ou transformarem os contaminantes potencialmente perigosos em compostos menos danosos ao ser humano e ao meio ambiente”, dizem.

Os pesquisadores salientam que, o primeiro fator para definir se a biorremediação é a técnica mais apropriada para o tratamento do local contaminado é a biodegradabilidade do contaminante, ou seja, se o microorganismo irá conseguir metabolizar aquele composto poluidor. “Por isso, o estudo detalhado de cada parâmetro que afeta a biodegradação deve ser feito cautelosamente pelos responsáveis do projeto de remediação”, aconselham.

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

O anúncio foi feito na quarta-feira (16), durante o Upfront 2025, evento realizado pela emissora para divulgar suas novidades. Entretenimento
Ana Castela é destaque no novo especial "Amigas" da Globo
Imagem ilustrativa Em Chamas
Homem coloca fogo em estância e tenta matar tio e tia queimados
Bruno Guimarães é uma das novidades da seleção em Brasília Futebol
Brasil enfrenta o Peru nesta terça-feira em Brasília
Brasil
Governo define nesta terça se adotará novamente o Horário de Verão
15 de Outubro
O Professor: Pilar da Educação e Transformação Social

Mais Lidas

Leiza estava desaparecida há 15 dias (arquivo pessoal)TRISTE NOTÍCIA
TRISTE NOTÍCIA: Corpo de servidora pública é encontrado em lixão, ela estava desaparecida há 15 dias
DOAÇÃO DE SANGUE
Família de Fátima do Sul precisa de doadores de sangue para o Sr. Francisco do Bairro Educacional
Buenos Aires
Liam Payne, ex-integrante do One Direction, morre tragicamente aos 31 anos após queda de hotel
LUTO DEODÁPOLIS
Tristeza e dor na despedida da querida Edna Farias de Deodápolis
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS da SEMANA e sorteios de aniversário do Mercado Julifran em Fátima do Sul