A Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) realiza, nesta quarta-feira (9), a aula inaugural do projeto “Voluntários do Fogo”. Iniciativa inédita no país, o projeto visa à ressocialização de internos a partir do voluntariado na prevenção e no combate a incêndios florestais e na preservação da fauna e flora do Estado.
O curso de formação da primeira turma, composta por 42 internos do regime semi-aberto de Campo Grande, acontecerá de amanhã ao dia 11 na Embrapa Campo Grande.
Os detentos terão aulas teóricas sobre noções de educação ambiental e legislação sobre o uso do fogo, materiais de prevenção e combate a incêndios florestais, organização de pessoal, técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais, primeiros socorros, confecção de abafadores e práticas de queima controlada e combate a incêndios florestais para atuar como voluntários em brigadas de prevenção e combate a incêndios florestais e outras ações na área de defesa civil.
O projeto será desenvolvido inicialmente na Capital, mas a intenção da Sejusp é estendê-lo às unidades de regime aberto e semi-aberto de Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Aquidauana. “Eles passarão por um processo de treinamento e capacitação, monitorados por oficiais do Corpo de Bombeiros e por assistentes sociais, a fim de potencializar o processo de reintegração social”, afirma a assistente social Marisa Delalíbera.
A Agepen estuda agora uma articulação com a Vara de Execução Penal para viabilizar as questões de ordem judiciária que envolvem o projeto, além da possibilidade da remissão das penas dos internos voluntários, quando estiverem efetivamente atuando nos incêndios.
A solenidade de abertura do projeto acontecerá no auditório da Embrapa Campo Grande e contará com a presença do secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini.
Com assessoria
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar