O São Caetano voltou a surpreender no Paulista. Após eliminar o São Paulo nas semifinais, o time saiu na frente na decisão do Estadual ao derrotar o Santos por 2 a 0, neste domingo, no Morumbi.
Mesmo com a derrota, o foco do Santos nessa semana será outro, já que o time enfrenta o Caracas, nesta quarta, na Venezuela, pela Libertadores.
Santos e São Caetano voltam a se enfrentar no próximo domingo, novamente no Morumbi. Em vantagem, o time do ABC pode até perder o jogo por 1 a 0 que assegura seu segundo título Estadual.
Ao Santos, dono da melhor campanha na fase classificatória, resta apenas vencer a partida de volta por dois gols ou mais.
O Santos começou a partida pressionando a saída de bola do adversário. Já o São Caetano tocava a bola e ficava à espera de um contra-ataque para surpreender o time praiano.
E o lance veio aos 8min, quando Thiago deu chutão para frente, Luiz Henrique apareceu sozinho atrás da zaga do Santos, invadiu a área e bateu na saída de Fábio Costa para abrir o marcador.
O gol estremeceu o Santos, que viu o São Caetano ir para cima em busca do segundo, criando jogadas com o meia Douglas. Após segurar o ímpeto do rival, o time alvinegro passou a ter o domínio das ações.
Apesar de ter mais posse de bola, o Santos sofria com as investidas do São Caetano. Em dois erros de Kléber, o time do ABC paulista armou o contra-ataques e chegou com perigo à meta de Fábio Costa.
Apesar de ter desperdiçado os lances, o São Caetano se manteve seguro na defesa, impedindo que o Santos chegasse com perigo ao gol de Luiz e mantendo a vantagem até o final do primeiro tempo.
A melhor chance do Santos na etapa inicial aconteceu aos 44min, quando Zé Roberto recebeu livre no lado direito do campo e invadiu a área, mas chutou fraco para fácil defesa Luiz.
Insatisfeito, o técnico Vanderlei Luxemburgo resolveu mudar o time no intervalo, sacando Dênis e Rodrigo Tabata para as entradas de Pedrinho e Jonas, respectivamente.
Com a mudança, o volante Maldonado passou a ocupar a lateral direta. A intenção de Luxemburgo era fazer com que o Santos jogasse pelas pontas, principalmente com Pedrinho e Marcos Aurélio.
Mesmo com as alterações, quem chegou primeiro com perigo ao gol adversário na etapa final foi o São Caetano. Aos 3min, Galiardo fez linda jogada e deixou Antônio Carlos no chão, mas chutou mal.
O Santos respondeu aos 6min, quando Kléber recebeu livre na ponta esquerda e cruzou para Jonas. O atacante recebeu a bola sem marcação, dentro da área, e cabeceou para grande defesa de Luiz.
O lance empolgou o Santos, que passou a atacar mais que no segundo tempo. Já o São Caetano começa a etapa final errando muitos passes e animando a torcida do time praiano com seus erros.
Pressionando bastante, o Santos quase empatou o jogo aos 25min. Após bela troca de passes entre os jogadores alvinegros, Rodrigo Souto chutou da entrada da área e a bola passou perto da trave direita de Luiz.
Apesar disso, o Santos levou um susto aos 26min, quando Luiz Henrique recebeu de Somália na área e frente a frente com Fábio Costa. O atacante chutou, mas o goleiro santista fez bela defesa.
A partir daí, o retrato do jogo permaneceu o mesmo, com o Santos pressionando bastante no campo de ataque e o São Caetano apostando nos contra-ataques.
E foi em um deles que o time azul garantiu a vitória, aos 37min, após Fábio Costa derrubar Marcelinho dentro da área. Na cobrança do pênalti, Somália aumentou a vantagem e deixou o São Caetano mais perto do título.
Terra Redação
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar