Um grupo de cinco deputados federais integrantes da Comissão da Agricultura da Câmara pediu ontem ao presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, o refinanciamento de R$ 23 bilhões em dívidas.
Eles também querem a redução da taxa de juros para o setor de 8,75% para 5% e uma política e a valorização do dólar. O volume renegociado representa 60 mil contratos de produtores feitos desde 1991 e encaminhados pelo Banco do Brasil ao Cadin (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal).
De acordo com o deputado federal Marcos Montes (PFL-MG), presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Meirelles "foi extremamente receptivo com os deputados, mas disse que uma decisão nesse sentido cabe ao Ministério da Fazenda e ao Conselho Monetário Nacional (CMN)".
O argumento utilizado para a redução nos juros de financiamentos agrícolas é que eles estão em 8,75% desde que a taxa Selic, hoje em 12,75%, era de 22%. "Queremos uma redução nos mesmos patamares, para em torno de 5%. Isso não vai sangrar o Tesouro e sim ampliar a renda do produtor rural", disse Montes.
A comissão de deputados pretende se reunir ainda com os Ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Agência Estado
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar