Os R$ 5,5 milhões com os quais o governo do estado, através da Agesul, dará início às ações de recuperação do Rio Taquari foram viabilizados pelo senador Delcídio do Amaral (PT/MS) junto ao governo federal, através do Fundo Nacional do Meio Ambiente.
“É uma longa caminhada que agora rende os primeiros frutos. Começamos a luta pela recuperação do Taquari com uma série de encontros com produtores rurais, técnicos, prefeitos dos municípios atingidos e autoridades dos governos estadual e federal.
Nessa mobilização, capitaneada pelo Sindicato Rural de Corumbá e o Cointa (Consorcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), foi possível avaliar a extensão daquele que é considerado um dos maiores desastres ambientais do país.
Em 2006, conseguimos do então presidente Lula a criação de um GTI (Grupo de Trabalho Interministerial) para estudar as causas e as conseqüências do assoreamento do rio e apontar soluções para o problema. Em 2009, quando fui relator do Orçamento Geral da União, defini recursos para as ações que agora serão iniciadas e devem durar, pelo menos, sete anos”, explicou o senador.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar