Menu
GOVERNO FEVEREIRO 2025 DENGUE 02
quarta, 5 de fevereiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Realidade econômica impulsiona a profissão do arquiteto

13 Jan 2011 - 09h40Por Assessoria

A realidade econômica brasileira tem favorecido a população a investir cada vez mais na casa própria. A indústria da construção civil tem se mostrado crescente nos últimos anos e promete ser promissora daqui pra frente com o forte investimento federal na infraestrutura em todo o país. Com isso, o mercado de trabalho para o arquiteto e urbanista será propenso no desenvolvimento das cidades e suas organizações, conforme explica a professora Cynara Tessoni Bono, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unigran.

Com um perfil em que alia criatividade, técnica e responsabilidade social, o arquiteto e urbanista, segundo Cynara Bono, é um profissional com diversificada inserção no mercado de trabalho dada a sua atuação em diferentes escalas. Sua função é planejar, projetar e desenhar os espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida da população. Para isso o profissional tem que levar em conta aspectos técnicos, históricos, culturais, estéticos e principalmente ambientais.

A professora ressalta que no primeiro ano da faculdade o aluno atua com teoria e prática. "As disciplinas são interdisciplinares o que favorece o aprendizado acadêmico", destaca Cynara Bono. Com formação profissional em cinco anos, aulas no período matutino, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unigran coloca os estudantes a desenvolver projetos de grande envergadura.

Ainda no primeiro ano da faculdade os alunos criam projetos de edificações com padrões em requisitos estéticos e técnicos. "É um curso que forma profissionais para a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade", comenta a professora, assinalando algumas das principais ações do curso: "No final de cada disciplina eles [alunos] têm que desenvolver projetos residenciais e comerciais, prédios conceituais, sobretudo tem a responsabilidade social de construir uma casa para doar a uma família carente", acrescenta.

Com ampla atuação no mercado, a arquitetura é uma carreira que une a formação artística e humana com a engenharia, a matemática e o cálculo. É uma profissão em que tanto a beleza quanto a utilidade são levadas em conta. Organizando o espaço e desenvolvendo novos desenhos e estruturas urbanas os arquitetos são de importância fundamental para o crescimento, racionalização e humanização das cidades.


Vestibular - A entrada para o curso de Arquitetura e Urbanismo pode ser garantida no dia 29 de janeiro, quando a Unigran aplicará o vestibular. As inscrições, no valor de R$ 25, estão abertas e vão até o dia 27, pelo site www.vestibularunigran.com.br. A Unigran oferece mais de 30 opções de cursos, sendo credenciada aos programas de bolsas ProUni e Fies.

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Trânsito Violênto
Idoso de 88 anos morre atropelado por motoboy que empinava moto na zona norte de SP (Vídeo)
Adobe Stock BRASIL
O Futuro dos Cassinos Online no Brasil e o Impacto da Nova Regulamentação
Influenciadora de conteúdo adulto morre após cair de varanda de hotel; polícia investiga o caso
Itens da cesta básica apresentam variação de até 200% em Campo Grande
Ação Solidária
Ajude na restauração da residência da técnica de enfermagem Luci em Fátima do Sul

Mais Lidas

Plantão
Investigação revela premeditação em feminicídio de Karina Corim (Vídeo)
DEODÁPOLIS - ACIDENTE
Caminhonete capota após colisão com carro casal fica ferido em acidente em Deodápolis
Região
Caminhão perde o freio e causa acidente envolvendo dois carros na BR-163
Região
Acaba de falecer Karina Corim a segunda vítima do ataque brutal de ex assassino em Caarapó-MS
Região
Tragédia em Caarapó: Aline Rodrigues não sobrevive a ataque violento