Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 5 de fevereiro de 2025
GOVERNO FEVEREIRO 2025 DENGUE 02
Busca
Busca
Brasil

Qualidade de carne de MS é referência para outros estados

22 Jul 2010 - 17h02Por Dourados News

O Estado do Mato Grosso do Sul virou referência em qualidade da carne, por meio de seu programa de Boas Práticas (BPA), desenvolvido pela Embrapa, outro três estados brasileiros aderiram e consolida com uma receita que favorece a carne tornando um produto mais saboroso, nutritivo e suculento.

A fórmula começou há cinco anos quando a Embrapa Gado de Corte lançou o programa, e se solidificou o BPA no primeiro semestre desse ano. O programa tem por objetivo fortalecer o setor produtivo, aumentando a rentabilidade, preservando o ambiente e garantindo, na ponta da cadeia, um alimento saudável, seguro e saboroso.

De acordo com o pesquisador e coordenador do programa, Ezequiel Rodrigues do Valle, os produtores tiveram que adaptar a propriedade para oferecer ao animal água limpa. “Gado gosta de alimento nutritivo, saboroso, água limpa e fresca, sombra para aliviar o calor. E responde com perda de peso aos maus tratos, principalmente no transporte inadequado”, enfatiza.

Quando foi lançado o BPA, poucos admitiam que o projeto fosse concretizado. A questão do custo
pesou para o pessimismo, aliada a fatos anteriores. Valle afirma que as fazendas mais tecnificadas que aderiram ao BPA “saíram na frente, quase com custo zero, mesmo antes da fase alcançada este ano, que é a consolidação do programa”.

Para a tutora do Portal Educação, médica veterinária, Danielle Pereira, o estado dá exemplos de uma pecuária que busca o bem-estar animal e produtos altamente nutritivos. “Mato Grosso do Sul tem
investido em bem-estar animal e qualidade de vida para a população, oferecendo um produto de alta qualidade”, concluiu Pereira.

Hoje, 300 propriedades nos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e extremo Norte do País estão no programa. Em Mato Grosso do Sul, quatro fazendas já passaram por todas as fases. São a Maragogipe e Erechim em Itaquiraí; Primavera em Guia Lopes da Laguna e Souza Cuê, em Iguatemi.

Fases O treinamento aborda os pontos principais: gestão da propriedade, função social do imóvel rural, responsabilidade social, gestão ambiental, instalações rurais, manejo pré-abate e bons tratos ao rebanho, formação e manejo de pastagens, suplementação alimentar, identificação animal, controle sanitário e manejo reprodutivo. Com tais conhecimentos, reduzem-se riscos trabalhistas e ambientais, além de melhorar a qualidade da carne e do couro. Na fase final, a fazenda recebe um certificado da Embrapa Gado de Corte, que endossa o que interessa ao mercado, a qualidade da carne.

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Tragédia
Irmãos gêmeos perdem a vida em lago
Trânsito Violênto
Idoso de 88 anos morre atropelado por motoboy que empinava moto na zona norte de SP (Vídeo)
Adobe Stock BRASIL
O Futuro dos Cassinos Online no Brasil e o Impacto da Nova Regulamentação
Influenciadora de conteúdo adulto morre após cair de varanda de hotel; polícia investiga o caso
Itens da cesta básica apresentam variação de até 200% em Campo Grande

Mais Lidas

Plantão
Investigação revela premeditação em feminicídio de Karina Corim (Vídeo)
Região
Acaba de falecer Karina Corim a segunda vítima do ataque brutal de ex assassino em Caarapó-MS
DEODÁPOLIS - ACIDENTE
Caminhonete capota após colisão com carro casal fica ferido em acidente em Deodápolis
Região
Caminhão perde o freio e causa acidente envolvendo dois carros na BR-163
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Anedina de Andrade, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento