Os candidatos a bolsas de estudos integrais e parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni ) podem se inscrever a partir desta quarta-feira ( 23) pela internet. O prazo de inscrição encerra às 21h do dia 9 de junho.
Como as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, as instituições de ensino parceiras do programa devem possibilitar ao aluno o acesso gratuito à rede. A relação dos pré-selecionados será divulgada em 14 de junho no site do ProUni.
Ao efetuar a inscrição, o candidato pode escolher até sete opções de instituições de ensino superior, cursos e turnos, conforme a renda familiar por pessoa e o perfil socioeconômico. Essas opções podem ser alteradas a qualquer tempo, dentro do período de inscrições.
A expectativa do programa é oferecer cerca de 50 mil bolsas para o segundo semestre. No primeiro, foram oferecidadas 108 mil.
Para concorrer, o candidato deve ter obtido média superior a 45 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006; cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral; comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 570) para concorrer à bolsa integral e de até três salários mínimos (R$ 1.1140) para a bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade.
Depois do processo regular de inscrições, caso existam vagas não preenchidas, é permitido às instituições ofertar as bolsas aos estudantes com base nas notas do vestibular ou no aproveitamento acadêmico. Mesmo nesses casos, são exigidos os pré-requisitos socioeconômicos.
O programa oferece bolsas a estudantes de baixa renda em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, concede isenção de alguns tributos às instituições.
G1
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar