A Prefeitura Municipal de Fátima do Sul por meio da secretaria de Saúde elaborou uma programação especial para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno que abordou o tema “Apoio às mães que amamentam – Próximo, contínuo e oportuno”. A comemoração foi realizada entre os dias 02 a 06 de setembro em todas as Unidades Básica de Saúde e no Hospital da SIAS.
Durante toda semana os profissionais da saúde realizaram rodas de conversas e apresentaram vídeos educativos com intuito de orientar a população sobre a importância do aleitamento materno e do parto natural.
|
Prefeito Júnior Vasconcelos durante encerramento da Semana Mundial do Aleitamento Materno. (Foto: Ribero Júnio/AgoraNews).
|
Conforme a programação, no dia 04 de setembro, as gestantes visitaram toda estrutura do Hospital da SIAS desde a recepção até a sala de pré-parto, onde receberam orientações sobre parto vaginal e os 10 passos do aleitamento materno.
O prefeito participou da visita e parabenizou a equipe de profissionais pelo trabalho desenvolvido no município. “Parabéns a secretaria de Saúde e ao hospital da SIAS pela programação e atenção com as gestantes do nosso município. Desejo a todas as mamães um belíssimo parto e que Deus abençoe essa nova vida”, alegou o prefeito.
A gestante Juliana Ferreira de Castro está grávida de cinco meses e aprovou a visita. “Achei ótimo a visita e gostei muito dessa oportunidade”, comentou a gestante.
A enfermeira do Hospital da SIAS, Franciele Nunes, comentou a importância da visita das gestantes. “Trata-se de um momento muito importante para a gestante, por gerar confiança e um elo de humanização, uma vez que as gestantes possam conhecer toda a instalação, estrutura física, o funcionamento, assim como a equipe que estará quando estas gestantes entrarem em trabalho de parto”, esclareceu a enfermeira.
O Doutor Sebastião Simi Filho explicou que o leite materno é insubstituível e fundamental para criança. “O leite materno tem propriedades não só de vitaminas de anticorpos, mas principalmente o colostro que aquele primeiro leite que a mulher oferece ao seu filho poucas horas depois do parto. Ele é altamente proteico e dá uma alimentação necessária naquele momento e traz para criança a imunidade da sua mãe, defesas que a mãe transmite através do leite, além do aspecto humanitário, do aconchego, da realização maternal de uma mãe segurar o seu filho no seio. Eu enfatizo bastante que a mulher não deve ter medo e nem achar que o leite é fraco porque ele é suficiente para alimentar, não há necessidade de substituir o leite materno”, explicou o doutor.
No dia 06 de setembro a secretaria de Saúde realizou o encerramento da programação em celebração a Semana Mundial do Aleitamento Materno. No período matutino o encontro foi dedicado aos profissionais das Unidades Básicas de Fátima do Sul, Culturama e do Hospital da SIAS que participaram da palestra com apoiadora temática da Rede Cegonha do Ministério da Saúde, Angela Rios que falou sobre a importância da Rede Cegonha e Boas Práticas no Parto Humanizado.
À tarde a celebração contou com a participação de 160 gestantes e puérperas que participaram de palestras dinâmicas ministradas por uma equipe multidisciplinar, que explicaram a importância do aleitamento materno e do parto natural. Ainda no encontro houve sorteio de brindes a cada intervalo das palestras e ao final sorteio de um carrinho para bebê e entrega das bolsas da Rede Cegonha pelos enfermeiros de cada unidade.
A enfermeira coordenadora de atenção básica e da Saúde da Mulher, Alzira Assunção, afirmou que a comemoração atingiu o objetivo proposto e ainda revelou que a partir deste mês, os enfermeiros estarão realizando em todas as unidades de saúde os testes rápidos de gravidez, teste rápido de HIV e de Sífilis.
“Estes exames eram disponibilizados as gestantes com resultado em até 20 dias, hoje a mulher tem acesso ao resultado em apenas 15 minutos. Para isso a equipe foi capacitada e o município fez alguns investimentos como a aquisição dos testes rápidos de gravidez e equipamentos para acondicionar os testes rápidos, os testes rápidos de HIV e SIFILIS são disponibilizados pelo Ministério da Saúde atendendo um dos critérios da Rede Cegonha”, disse a coordenadora.
O prefeito Júnior Vasconcelos afirmou que a celebração foi positiva e importante para o município. “A equipe da secretaria de Saúde está de parabéns pelo trabalho desenvolvido durante toda semana, onde as gestantes participaram de atividades que esclareceram a importância do aleitamento. Agradeço o apoio da equipe do hospital da SIAS que em parceria com a Prefeitura Municipal realizaram um belíssimo trabalho. Espero que as gestantes e puérperas tenham gostado e aproveitado o encontro”, finalizou o prefeito.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar