Menu
GOVERNO FEVEREIRO 2025 DENGUE 02
quarta, 5 de fevereiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Pesquisador da Universidade do Caribe faz conferência em MS

11 Ago 2004 - 07h34
O chefe de pesquisa na Escola para Estudos de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade do Caribe, em Kingston, capital da Jamaica, Charles Moore Wedderburn, fará amanhã, a partir das 20h30, a conferência “A Importância e a Atualidade do Ensino da História Africana para a Compreensão da Realidade Brasileira”. De cidadania cubana e jamaicana, com formação interdisciplinar em etnologia, sociologia, história, na Universidade de Paris 7, na qual obteve dois Ph.Ds – um deles Doutorado de Estado -, Moore Wedderburn é especialista em assuntos internacionais e estudioso do impacto que questões de raça, etnia e gênero exerce na sociedade.

A conferência de Moore faz parte da programação do I Fórum Estadual Educação e Diversidade Étnico-Racial – Implementando a Lei 10.639 [do ex-deputado federal Ben-Hur Ferreira] em Mato Grosso do Sul, que começa às 19h30 desta quarta-feira, no Anfiteatro da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), bloco C, em Campo Grande, e termina sexta-feira.

Moore falar, fluentemente, inglês, espanhol, português e francês. O pesquisador cubano-jamaicano foi consultor pessoal em assuntos latino-americanos do secretário-geral da Organização da Comunidade do Caribe (Caricom), Edwin Carrigton, de 1966 a 2000. Moore ocupou a mesma função na União Africana (UA), de 1982 a 1983, cujo o secretário-geral foi Edem Kodjo.

Com experiência de conferencista em universidades norte-americanas, Moore Wedderburn já morou em vários países. Viveu 15 anos na Europa (França), oito anos na África – Egito, Nigéria e Senegal – 18 anos no Caribe (Trinidad-Tobago, Guadalupe e Martinica) e fez viagens à Ásia - Filipinas e Indonésia – e à Oceania - Austrália, Papua Nova Guiné e Ilhas Fiji.

Entre 1970 e 1982, Moore seguiu carreira jornalística, como analista de assuntos latino-americanos da Agence France-Press, e analista em assuntos da África Ocidental para a Jeune Afrique. É autor de 55 artigos publicados sobre assuntos internacionais. Moore escreveu os seguintes livros: African presence in the Americas, Castro, the blacks and África This Bitch of a life, Cette putain de vie e Were Marx and Engels Racists?.
 
Agência Popular

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Trânsito Violênto
Idoso de 88 anos morre atropelado por motoboy que empinava moto na zona norte de SP (Vídeo)
Adobe Stock BRASIL
O Futuro dos Cassinos Online no Brasil e o Impacto da Nova Regulamentação
Influenciadora de conteúdo adulto morre após cair de varanda de hotel; polícia investiga o caso
Itens da cesta básica apresentam variação de até 200% em Campo Grande
Ação Solidária
Ajude na restauração da residência da técnica de enfermagem Luci em Fátima do Sul

Mais Lidas

Plantão
Investigação revela premeditação em feminicídio de Karina Corim (Vídeo)
DEODÁPOLIS - ACIDENTE
Caminhonete capota após colisão com carro casal fica ferido em acidente em Deodápolis
Região
Caminhão perde o freio e causa acidente envolvendo dois carros na BR-163
Região
Acaba de falecer Karina Corim a segunda vítima do ataque brutal de ex assassino em Caarapó-MS
Região
Tragédia em Caarapó: Aline Rodrigues não sobrevive a ataque violento