Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 2 de janeiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Para Lula, CPI atrapalha Congresso

13 Abr 2007 - 17h34
Após longa reunião nesta sexta-feira (13) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Walfrido Mares Guia (Relações Institucionais), os líderes do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e na Câmara, José Múcio Monteiro (PTB-PE), saíram com a estratégia definida: o governo aguardará o Supremo Tribunal Federal (STF) se pronunciar sobre a instalação da CPI do Apagão Aéreo na Câmara e tentará abafar as intenções da oposição no Senado.
 
 
 
“Não queremos uma ou duas CPIs, queremos zero, nenhuma CPI”, afirmou Múcio. Ele, aliás, nega que tenha articulado um acordo com a oposição para instalar a CPI na Câmara antes que seja criada no Senado. Mas admite que é mais fácil o governo ter o controle de uma investigação feita pelos deputados por ter a maioria mais folgada em relação ao Senado. “É questão de aritmética: temos condições mais favoráveis aqui (na Câmara)”, disse o líder.
 
 Jucá, por sua vez, afirmou que, durante o encontro, o presidente Lula demonstrou preocupação com a contaminação das votações no plenário por conta de um clima de disputa política em torno da CPI.
 
“Uma CPI atrapalha todas as votações, não só o PAC. O presidente está preocupado com a normalidade do Congresso”, disse Jucá. Além do senador e do deputado, a líder do governo no Congresso, Roseana Sarney (PMDB-MA), também participou do encontro.
Nessa briga no Congresso, os governadores tucanos José Serra (São Paulo), Aécio Neves (Minas Gerais) e Yeda Crusius (Rio Grande do Sul) serão usados como escudo contra a CPI.
 
“Qualquer chefe de Executivo sabe que o problema de uma CPI não é o foco, o programa de CPI é o palanque. É por isso que, em São Paulo, o governo luta para não instalar. Procure saber se em Minas Gerais tem alguma (CPI), se no Rio Grande do Sul tem alguma. O Executivo sabe que CPI atrapalha”, afirmou o líder na Câmara.
 
Uma das formas para pressionar a oposição é a CPI das ONGs, aberta no Senado, que não interessa ao PSDB. "O governo não tem medo de CPI e aqui no Senado, por exemplo, na CPI das ONGs, a segunda assinatura é minha", disse Romero Jucá.
 
 Aborto e municípios
 
Além da CPI do Apagão Aéreo, a reunião serviu para fazer um balanço das articulações política da semana e de questões como a forma de encaminhar o aumento em um ponto percentual do Fundo de Participação dos Municípios, a prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) e da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e sobre um projeto de lei sobre aborto.
A decisão de elevar de 22,5% para 23,5% a fatia dos municípios na arrecadação do Imposto de Renda e do IPI foi anunciada pelo presidente em encontro com prefeitos no começo da semana.
 
A prorrogações da DRU e da CPMF já foi acertada com os líderes e será encaminhada uma Proposta de Emenda Constitucional para que as duas tenham validade até 2011. “Sobre o projeto de lei do aborto, a posição é não interferir porque parte da consciência e da religião de cada um”, afirmou Jucá.

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

RÉVEILLON NO BRASIL
Réveillon chegando! Veja 8 cidades com festas incríveis e gratuitas
FOTO: LIVE BONITO INFORMA LIVE DIRETO DE BONITO
Balneário de Bonito (MS) lotado, fim de ano chegou, assista na LIVE
Equipe durante buscas; Foto: Reprodução/Ricardo Brandão
Mais um corpo é resgatado após queda de ponte; mortes chegam a 10
SALÁRIO MÍNIMO 2025
Novo salário mínimo será de r$ 1.518,00 a partir desta quarta; aumento real
Tragédia em Poços de Caldas: Enfermeira é morta pelo marido após revelar demissão

Mais Lidas

(Reprodução: Leitor Midiamax e Redes Sociais)TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Casal morre em acidente envolvendo 03 carros horas antes da virada do ano
Ermeson ROMPE acordo político garante vitória de Ronaldo do Lanche em disputa acirrada pela presidência da Câmara de Fátima do Sul. (FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA)FÁTIMA DO SUL - NOVO PRESIDENTE
Ermeson rompe acordo e Ronaldo do Lanche vai presidir Câmara de Fátima do Sul
FOTOS: DHIONE TITO / JORNAL FÁTIMA NEWSFÁTIMA DO SUL - GANHADORES
Confira quem foram os GANHADORES dos prêmios do Aniversário de 23 anos do Mercado Julifran
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - DINHEIRO EM CAIXA
Ilda Machado encerra mandato com dinheiro depositado para obras em andamento e R$ 6 milhões em caixa
Plantão
Van do grupo Zíngaro se envolve em acidente em trecho de rodovia em obras a caminho de Jateí